CNA participa de reunião do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
Encontro aconteceu nesta semana
Brasília (01/08/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (29), da reunião do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, apresentou uma análise sobre os impactos do atual cenário da segurança hídrica no Brasil, com foco nos sistemas produtivos e alimentares.
Jordana destacou a atuação do Sistema CNA/Senar e reforçou o compromisso do setor agropecuário com a sustentabilidade. Ela ressaltou as práticas sustentáveis adotadas pelos produtores rurais brasileiros e a crescente eficiência no uso dos recursos naturais.
“A proposta da circularidade no agro está na ruptura da lógica linear de produção, baseada em extrair, usar e descartar e sim na gestão integrada dos recursos, em que resíduos, subprodutos e água passam a ser reutilizados, retornando ao ciclo produtivo como insumos”, ressaltou.
Segundo Jordana, a irrigação é um elemento central nessa transformação. “Ao permitir maior controle hídrico, colheitas durante todo o ano e melhor uso da terra, ela viabiliza práticas como a fertirrigação, o reuso de águas residuais tratadas e a integração de diferentes atividades produtivas em uma mesma área, ampliando a eficiência no uso dos recursos naturais”.
Ela reforçou ainda que o Brasil reúne condições únicas para liderar uma nova etapa do desenvolvimento sustentável. “A agricultura irrigada e circular não apenas protege os recursos naturais, como também gera mais renda, qualidade de vida e segurança alimentar para a população rural e urbana”.