Logo CNA

CNA participa de oficina de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Espírito Santo
Whats App Image 2023 10 25 at 17 03 15

Evento realizado em Pinheiros (ES) reuniu produtores, autoridades e representantes do setor produtivo

25 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (25/10/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (25), da oficina de criação do 11º Polo de Agricultura Irrigada do Brasil, no Espírito Santo, que irá beneficiar 32 municípios do Norte do Estado.

A oficina foi realizada em Pinheiros com a participação de produtores rurais, representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), da Secretaria de Agricultura e da Associação de Irrigantes do Estado (Assipes) e de outras entidades do setor produtivo.

Na abertura do encontro, a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, afirmou que a entidade trabalha em ações de implantação do polo junto ao MIDR uma vez que 98% da irrigação no Brasil é privada. “Precisávamos ter essa atenção além dos perímetros públicos de irrigação e o Ministério entendeu a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento dos estados como forma de alavancar o crescimento da irrigação no país”.

Para Jordana, o Polo de Agricultura Irrigada tem a função de colocar uma ‘lupa’ dentro de uma região para entender os gargalos que impedem o avanço do uso do sistema de irrigação dentro das propriedades e trazer tecnologias, capacitações e assistência que busquem a eficiência no manejo dos sistemas irrigados.

“A agricultura irrigada entrou no Plano ABC+ (Baixa Emissão de Carbono) como um modelo sustentável de produção, então precisamos reforçar a importância disso e fazer os ajustes necessários para mostrar os resultados que a tecnologia traz para o aumento da produtividade e sustentabilidade do agro brasileiro”, disse a assessora técnica.

Imagem

Já a diretora do Departamento de Irrigação do MIDR, Larissa Rego, explicou que em 2020 foi publicada a Portaria nº 2.154 que estabelece a criação dos polos como parte das ações da Política Nacional de Irrigação (PNI) e de incentivo ao desenvolvimento regional. Atualmente, o Brasil conta com dez polos irrigados nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Bahia.

“A oficina é um pré-requisito para criação dos polos. O objetivo é sair daqui com um grupo gestor, composto por 15 pessoas, um coordenador e uma carteira de projetos com demandas prioritárias levantadas pelos produtores irrigantes da região”.

O presidente da Assipes, Thiago Orletti, destacou que dos 260 mil hectares irrigados no Espírito Santo, 85% estão localizados na área de abrangência do polo. “O polo tem um poder de expansão muito grande, uma média de crescimento de 3% ao ano, ou seja, 8 mil hectares por ano. Então, o interesse é criar políticas públicas para essa região e o polo será uma ferramenta fundamental para estabelecer um relacionamento com os governos e manter uma pauta positiva para a agricultura capixaba”.

O Polo de Agricultura Irrigada do Espírito Santo é uma iniciativa do MIDR com a Associação dos Irrigantes, Sindicatos Rurais e Federação de Agricultura e Pecuária - ES, com o apoio do governo do Estado. Além da oficina, haverá uma visita técnica a uma fazenda e indústria de processamento de frutas da região.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Espírito Santo tem um potencial de expansão da irrigação em 405 mil hectares até 2040, sendo 336 mil hectares na área atendida pela Sudene no Estado, representando 83% da cobertura. Isso representa um incremento de 55%, em relação ao que o Estado tem irrigado hoje.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação