Logo CNA

CNA participa de missão técnica a Israel
Whats App Image 2023 06 12 at 11 01 27 1

Diretor técnico da entidade integrou comitiva da Federação da Agricultura do Paraná

12 de junho 2023
Por CNA

Brasília (12/06/2023) – O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, participou de uma missão técnica a Israel, promovida pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), de 2 a 11 de junho. A programação incluiu visitas à capital Jerusalém, Telaviv, e o deserto de Negev, entre outras regiões.

A comitiva, formada por 40 lideranças rurais, visitou propriedades, agritechs, institutos de pesquisas, centros de reutilização de água e geração de energia para conhecer as inovações e tecnologias utilizadas na produção agropecuária do país.

“Foi uma missão muito importante, pois conseguimos observar como Israel transforma desafios em oportunidades e como a questão do investimento em pesquisa e gestão de dados é fundamental para elevar a rentabilidade do produtor rural”, disse Bruno.

Israel é um país localizado no Oriente Médio, com 22.072 km², tamanho semelhante ao estado de Sergipe, que possui 21.915 km². Sua população é de 9,36 milhões de habitantes e possui o 14º melhor Produto Interno Bruto (PIB) per capita (US$ 57.170), segundo o Banco Mundial.

Imagem

O clima é mediterrâneo, com precipitação máxima de 800 milímetros por ano na região Norte e de abaixo de 200 milímetros na região Sul, onde se localiza o deserto do Neguev, que chega a ocupar 60% da área do país.

Durante a missão da Faep, o grupo visitou os centros de pesquisas Volcani Center e Gilat Regional Research Center, onde observaram como o país utiliza água de maneira eficiente, estudando a demanda exata por cultura, o uso de melhoramento genético com genes das plantas adaptadas ao deserto e monitoramento em tempo real do solo, plantas e frutos.

Imagem

Segundo Bruno Lucchi, por ser um recurso escasso, a água tem grande relevância em Israel. Dessa forma, baseiam o seu uso em três pilares: econômico (cobrança e controle pelo uso da água, o que fazem com que busquem cada vez mais eficiência); produção de água (dessalinização); e reciclagem da água (90% da água do esgoto é reciclada e usada integralmente em atividades agropecuárias).

A visita à Estação de Tratamento de Água de Shafdan também esteve na programação da viagem técnica. Lá são recebidos 400 mil m³/dia de esgoto de Tel Aviv e outras cidades da região. Há 180 metros de tubulação que corta o país em três grandes linhas, contendo canos com água potável e de água reciclada a qual é utilizada na irrigação. A água é purificada na estação em 24 horas.

De acordo com o diretor técnico da CNA, a comitiva conheceu a Usina Elétrica de Ashalim, localizada no deserto de Negev. Na usina, 50,6 mil espelhos refletem os raios solares para uma torre de 250 metros de altura que gera energia para mais de 100 mil residências.

“A energia solar também está presente nos cultivos protegidos, com experimentos dentro das estufas, com placas que se movimentam ao longo do dia, bem como em cima das lavouras de frutas. Como o país possui pouca área disponível, há uma lei que impede a colocação de placas solares no solo, por isso estão estudando como a angulação das placas sob as culturas afeta positivamente a produtividade”, explicou.

Imagem

O grupo também visitou a fazenda de gado leiteiro Commercial Dairy Cattle Farm, para entender um pouco sobre como funciona a atividade no país. Assim como na agricultura, tudo é medido, desde os movimentos dos animais para identificar o cio e problemas metabólicos, até a produção a qualidade do leite.

No país, há centros de alimentação que atendem os produtores com a venda da dieta total dos animais, eliminando o processo de produção da alimentação do rebanho nas fazendas. A média por vaca em Israel ultrapassa os 40 litros por dia, resultado de melhoramento genético, nutrição e forte investimento em ambiência.

Imagem

Outra programação da missão técnica foi a visita às startups CropX, que possuem sistemas integrados de monitoramento de evapotranspiração, e a BeeFree Agro, que trabalham com drone e software de gestão para pecuária de corte. Além da empresa de irrigação Netafim, onde foi possível observar uma série de inovações na irrigação de cultivos protegidos e no sistema de irrigação por gotejamento.

Já em Jerusalém, aconteceu a palestra do Ministério das Relações Exteriores. No evento, foram apresentados dados que mostram que Israel é o país da inovação, demonstrando que mais de 50% de suas exportações estão relacionadas à tecnologia.

O país investe 5,4% do seu PIB em pesquisa e desenvolvimento, sendo considerado o primeiro entre os países da OCDE. Além disso, é o segundo país do mundo com maior número de empresas listadas na Nasdaq, bolsa de valores voltadas para empresas de tecnologia.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, destacou que Israel investe muito em tecnologia, educação e busca eficiência, praticidade e bons resultados. “São exemplos nos quais podemos nos espelhar e adaptá-los à realidade brasileira para que possamos tornar nosso agro ainda mais competitivo”.

Veja outras fotos da viagem: https://www.flickr.com/photos/sistemafaep

Assista o relato de Bruno Lucchi sobre a missão técnica:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Sistema Faep
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas