Logo CNA

CNA participa de missão do Ministério da Agricultura ao Oriente Médio
CNA Conjunta Logo Preferencial RGB 190911 200308

Programação oficial começa no sábado (14)

12 de setembro 2019
Por CNA

Brasília/DF (12/09/19) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está na missão oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) à região do Oriente Médio para uma série de encontros estratégicos com empresários e autoridades em quatro países.

A superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, e a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação, Ana Lígia Lenat, estarão na comitiva.

“Vamos acompanhar a ministra ao Oriente Médio, que é um grande mercado para o setor agropecuário. Os países são grandes importadores do agro brasileiro e temos um grande espaço para ampliar e diversificar a pauta de exportações”, afirmou Lígia.

Segundo ela, a participação da CNA na missão faz parte das ações do projeto Internacionalização do Agro que a Confederação está desenvolvendo para alcançar novos mercados e ajudar as empresas brasileiras a exportarem.

A programação da viagem terá duração de 12 dias e começa oficialmente sábado (14). A comitiva passará pelas cidades do Cairo (Egito), Riade (Arábia Saudita), Abu Dhabi e Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Kuwait. A pauta da ministra Tereza Cristina tratará de negócios e investimentos, além da ampliação do leque de exportações do setor agropecuário para esses destinos.

A Arábia Saudita foi o 8º principal importador do agronegócio brasileiro em 2018, e é o principal destino dos nossos produtos no Oriente Médio. O Egito está em 12º, Emirados Árabes Unidos em 15º e o Kuwait em 45º lugar.

A balança comercial do agronegócio nesse mesmo ano foi superavitária para o Brasil em relação aos quatro países, que são considerados importadores líquidos (compram mais do que exportam) de alimentos e produtos agropecuários.

O principal produto exportado foi carne de frango in natura para Arábia Saudita, Emirados Árabes e Kuwait e bovina para o Egito. Em segundo lugar vieram cereais e açúcar de cana.

A intenção do Brasil é ampliar o mercado desses países para outros produtos como lácteos, café, mel, frutas, cereais, farinhas e preparações, cacau e derivados, carnes, couro, complexo sucroalcooleiro, complexo de soja, produtos florestais e têxteis.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação