Logo CNA

CNA participa de lançamento do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias
Sisbravet

Ferramenta desenvolvida pelo Mapa e pela Embrapa vai facilitar notificação de doenças

9 de dezembro 2019
Por CNA

CNA acompanhou o anúncio do Sistema na sede do Mapa

Brasília (09/12/2019) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet) na sexta (06), em Brasília.

Pelo sistema, será possível acompanhar medidas adotadas em uma situação de emergência veterinária, desde a notificação e atendimento até a solução de uma suspeita de doença em animais.

A coordenadora de produção animal da CNA, Lilian Figueiredo, participou do evento. “Isso será muito útil para o produtor em relação a emergências sanitárias. Ele terá mais facilidade para conseguir notificar alguma doença de interesse da sua fazenda”, disse.

A ferramenta possibilitará o registro de notificações de suspeitas de doenças em animais diretamente por qualquer pessoa, desde o produtor até profissionais privados, professores, pesquisadores e do próprio serviço oficial.

O sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa privada). Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção (bovinos, suínos e aves). No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos.

O e-Sisbravet permite o gerenciamento nacional dos atendimentos e investigações em tempo real, contribuindo para aplicação de medidas para controle e erradicação previstas na legislação, caracterização da ocorrência de doenças animais no país, e a certificação de zonas livres de doenças importantes para o comércio internacional, como Febre Aftosa, Peste Suína Clássica e Influenza Aviária.

Segundo a coordenadora de produção animal da CNA, a nova ferramenta ganha importância ainda maior em razão dos recentes focos de Peste Suína Clássica e no momento em que o Brasil trabalha para alcançar o status de livre de Febre Aftosa sem vacinação.

“Quanto mais rápido ocorrer a notificação da doença, mais rápido o sistema de defesa consegue atuar para proteger e impedir uma difusão das enfermidades”, afirmou Lilian.

Fim do papel - Com o Sisbravet, cerca de 4.700 veterinários de todo o país poderão abastecer o sistema com as informações sobre detecção e atendimento de doenças dos rebanhos com rapidez, evitando a rápida dispersão, reduzindo os custos para os produtores e o risco de perda de mercados externos.

As notificações das suspeitas serão feitas online, colocando fim aos formulários de papel. Também poderão ser realizados estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do País.

O Sisbravet está preparado para receber notificações através de um link na página do Mapa e nos sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária (Oesas). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais (UVL) que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.

O sistema é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) para acesso de dados de cadastro e população animal, além de previsão de integração com o Hub Laboratorial, para acesso aos laudos de diagnóstico das doenças.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte