Logo CNA

CNA participa de lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes
PNF 1

Iniciativa pretende reduzir dependência brasileira dos fertilizantes importados

11 de março 2022
Por CNA

Brasília (11/03/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (11), do lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), anunciado pelo Governo Federal em solenidade no Palácio do Planalto. O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, representou o presidente da CNA, João Martins, na cerimônia. Também estiveram presentes o diretor técnico, Bruno Lucchi, e o diretor técnico adjunto, Reginaldo Minaré.

O evento teve a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro; da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do ministro da Economia, Paulo Guedes; e do secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha.

O PNF traz medidas para os próximos 28 anos e faz parte da estratégia para reduzir a dependência brasileira dos fertilizantes dos outros países. Atualmente, 85% do total desses insumos utilizados no Brasil são importados e a meta do Ministério da Agricultura é reduzir esse percentual para 45% até 2050, além de aumentar a produção nacional.

Atualmente, o Brasil é o 4ª maior consumidor de fertilizantes, com cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, sendo o potássio o principal nutriente utilizado pelos produtores rurais brasileiros (38% do total). Em seguida estão o fósforo (33% do consumo total de fertilizantes) e o nitrogênio, com 29%. Dentre as culturas que mais utilizam fertilizantes estão a soja, o milho e a cana-de-açúcar, somando mais de 73% da demanda nacional, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Os fertilizantes adquiridos pelo Brasil vêm principalmente da Rússia, China, Canadá, Marrocos e Belarus. Estados Unidos, Catar, Israel, Egito e Alemanha completam a lista dos 10 maiores exportadores de fertilizantes para o Brasil em 2021, de acordo com dados do Ministério da Economia.

Também foi criado o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, órgão consultivo e deliberativo que coordena e acompanha a implementação do Plano Nacional de Fertilizantes.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA/
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte