CNA participa de grupo de trabalho de segurança hídrica na América Latina
Entidade esteve na reunião do GT, criado na última reunião do Conselho Latino-Americano da Água
Brasília (25/07/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (24), da reunião do Grupo de trabalho (GT) de segurança hídrica do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA).
Esse grupo é responsável por debater e encaminhar diretrizes setoriais para a próxima reunião do Conselho, prevista para outubro, no Chile. A iniciativa conta com a participação da CNA, Itaipu, SP Águas e outras entidades que integram a agenda de segurança hídrica na América Latina.
A assessora da CNA Jordana Girardello destacou a importância do GT e a contribuição do setor agropecuário nesse processo.
“O agro brasileiro tem se posicionado de forma proativa frente às mudanças climáticas, adotando práticas sustentáveis e tecnologias que garantem o uso eficiente da água e a preservação dos mananciais”, afirmou.
De acordo com Jordana, “a segurança hídrica está diretamente ligada à segurança alimentar. Nosso objetivo é mostrar como o produtor rural tem um papel fundamental para que não faltem alimentos na mesa da população,” completou.
O case que será apresentado pelo GT no encontro do Chile trará exemplos de iniciativas bem-sucedidas em gestão de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, conservação de nascentes e manejo integrado.
“Queremos levar uma mensagem clara de que o campo está engajado e que a integração entre países latino-americanos é essencial para enfrentar os desafios comuns relacionados à água e à produção de alimentos,” afirmou Jordana.