Notícias
CNA participa de encontro preparatório para o Fórum Latino-Americano da Água
Evento aconteceu nos dias 4 e 5 de maio, em hotel de Brasília
Brasília (05/05/2023) – A CNA participou, entre os dias 4 e 5 de maio, do 1º Encontro Preparatório para o Fórum Latino-Americano de Água, que deve ser realizado em novembro, no Brasil.
O evento discutiu o tema água relacionado a meio ambiente, desenvolvimento, clima, cooperação, financiamento e inovação. As demandas vão compor um documento do Fórum Latino-Americano que será levado ao Fórum Mundial da Água, que acontece em maio de 2024, em Bali, na Indonésia.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, e o consultor da comissão, Bruno Marques, participaram do encontro. De acordo com Jordana, a CNA entende a importância da discussão, mas acredita ser primordial e indispensável se falar também em segurança alimentar.
“Dentro do setor agropecuário, 100% das atividades dependem de água e o cenário da segurança alimentar está em pauta no mundo, principalmente nos países da América Latina que são grandes produtores e, de acordo com a FAO, vão ser responsáveis por auxiliar o mundo nessa questão.”
Jordana ressaltou que apresentou a pauta no evento e destacou a importância da segurança alimentar dentro dos temas de desenvolvimento e meio ambiente, além do pagamento por serviços ambientais nos temas de meio ambiente e financiamento.
Além do Brasil, participaram do encontro representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Peru, México e Panamá.
O Fórum Latino-americano foi uma iniciativa da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte