Logo CNA

CNA participa de debate sobre conectividade no meio rural
Conectividade meio rural

Ampliação do acesso à tecnologia vai melhorar a eficiência produtiva

30 de julho 2020
Por Instituto CNA

Brasília (30/07/2020) – A CNA debateu a ampliação da conectividade no meio rural durante uma videoconferência realizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na quinta (30).

O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, reforçou a importância da conectividade para potencializar a eficiência da agropecuária brasileira.

“A internet pode chegar ao meio rural por meio de várias tecnologias e como o Brasil é um pais continental não podemos desprezar nenhuma alternativa de conexão para o campo”, afirmou.

Joaci apontou os dados do censo agropecuário 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam 72% dos estabelecimentos rurais brasileiros não tem qualquer tipo de conexão. Desse total, 50% são da região Nordeste e 91% têm área de até 100 hectares.

“Há algum tempo o setor agropecuário brasileiro impulsiona a economia brasileira. Portanto, é questão estratégica facilitar o acesso à conectividade para aumentar a eficiência produtiva”, disse o coordenador.

O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) moderou o debate. “Ampliar a conectividade significa investir na melhoria do desenvolvimento sustentável”.

O parlamentar também abordou a importância da aprovação PL 1481/07, que muda a lei de criação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para permitir a aplicação de seus recursos inclusive na área de telefonia móvel.

“A liberação dos recursos do Fust vai acelerar a transformação digital no meio rural”, destacou o relator do projeto, deputado Vinícius Poit (Novo-SP).

Também participaram da live o presidente do Conselho da Telcomp, Tomas Fuchs; a gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sinditelebrasil, Daniela Martins; o gerente de Relações Governamentais da Brasscom, Daniel T. Stilvelberg e o representante do Conselho da ConectarAgro, Jaime Oliveira

Para rever a live, acesse:

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas