Logo CNA

CNA participa de debate sobre cenários para o agronegócio pós-pandemia
Whats App Image 2020 07 22 at 10 39 20

Entidade foi uma das convidadas de live promovida por universidade de Santa Catarina

22 de julho 2020
Por CNA

Brasília (22/07/2020) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (21), de uma live promovida pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) com o tema “Cenários para o agronegócio pós-pandemia”.

A transmissão ao vivo teve entre os debatedores o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Também participaram da discussão o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Júnior; o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo Gouvêa; o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Orildo Severgnini; e o senador Jorginho Mello (PL-SC). O mediador foi o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon.

José Zeferino Pedrozo acredita na força do agronegócio brasileiro para superar o atual momento. Ele entende que Santa Catarina precisa continuar trabalhando para se manter como um grande produtor de alimentos e investir na agricultura familiar, base da produção agropecuária do estado.

“Eu sou muito otimista, apesar do momento difícil que estamos vivendo. O agro tem resistido a crises como essa e se transformado no grande fator de desenvolvimento não só de Santa Catarina, mas de toda a nação. O principal entrave é a infraestrutura”, afirmou o vice-presidente da CNA.

Para o superintendente técnico da CNA, os números comprovam a competitividade e a resiliência do agro brasileiro, apesar da pandemia. A participação no PIB deverá crescer de 21% para 23%. Nas exportações, o setor que antes representava 43%, já é responsável por mais de 50% do total.

Mesmo com o cenário positivo, Bruno Lucchi alerta que as cadeias de produtos perecíveis sofreram impactos e que o custo de produção também aumentou em algumas atividades. Na avaliação dele, é preciso continuar abrindo novos mercados, incentivar o consumo interno e buscar a prorrogação de empréstimos para os produtores atingidos pela crise. Outro desafio é melhorar a conectividade no campo.

“Uma pandemia como essa deixa dor e perdas, mas traz ensinamentos também. A comercialização eletrônica veio para ficar e o produtor viu que precisa ter uma gestão profissionalizada. Além disso, é importante mantermos essa mobilização para continuarmos crescendo e tornar o Brasil cada vez mais competitivo”, disse.

Pescados – Afetado inicialmente, o setor de pescados vem se recuperando aos poucos e tem potencial para crescer no Brasil. Segundo o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, o país tem uma costa de 8,5 mil quilômetros e é um dos maiores detentores de recursos hídricos do mundo.

“Estamos trabalhando para tornar o Brasil um protagonista na produção e exportação de pescados. Hoje, 51% da proteína animal consumida no mundo é oriunda de pescados. Precisamos desburocratizar e rever legislações para dar a oportunidade dos produtores produzirem”, declarou Jorge Seif Júnior.

O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, destaca que o agro responde por 35% do PIB e 72% das exportações catarinenses. Na opinião de Ricardo Gouvêa, o estado precisa continuar investindo na rastreabilidade dos produtos agropecuários e aproveitar a condição sanitária diferenciada do seu rebanho bovino (livre de febre aftosa sem vacinação) para aumentar ainda mais a comercialização com outros países.

Nesse sentido, o senador Jorginho Mello também alerta que é preciso avançar em infraestrutura para escoar a produção até os cinco portos existentes em Santa Catarina. Outro desafio é buscar alternativas para o transporte de milho destinado à suinocultura e avicultura, já que o estado depende de outras regiões para o fornecimento do cereal.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas