Logo CNA

CNA participa da reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool
CANA

Encontro discutiu medidas para os biocombustíveis, fornecimento de dados de estoques e previsões climáticas

1 de julho 2022
Por CNA

Brasília (01/07/2022 ) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (30), da reunião da Câmara Setorial da Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura. A entidade foi representada pelo presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar, Nelson Peres Júnior, e pela assessora técnica Eduarda Lee.

O encontro discutiu medidas voltadas para os biocombustíveis, como às Propostas de Emenda à Constituição nº 15/2022 (competitividade do etanol) e nº 16/2022 (compensação aos estados que zerarem a alíquota de ICMS), além do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que prevê tributações aplicadas à cadeia produtiva.

Em relação a estas propostas, que tramitam no Congresso Nacional, a expectativa do setor é manter os incentivos à produção, comercialização e consumo de etanol frente aos combustíveis fósseis.

Outro ponto tratado foi o impacto da Resolução 869 de 2022, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que determina o fornecimento diário de dados de estoques de combustíveis.

Sobre este tema, o setor produtivo avalia que os dados fornecidos a cada 15 dias, como é realizado atualmente, são suficientes para sustentar o monitoramento de abastecimento dos mesmos no país.

Também no encontro, foram apresentadas previsões do clima. São esperadas chuvas acima das médias históricas para Norte e Nordeste nos próximos três meses. Para o Centro-Oeste, as chuvas serão mais frequentes a partir da segunda metade de setembro.

Além disso, foram feitos um panorama da produção de etanol de milho, que cresceu e tem representado cerca de 15% da produção nacional, e um diagnóstico financeiro do setor sucroenergético, que mesmo com o aumento de custos e margens mais apertadas, apresentou bons resultados operacionais no fechamento da última safra.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte