20/01/2021

CNA participa da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Erva-Mate

Brasília (20/01/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (20), da primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do Ministério da Agricultura.

O fórum de discussões abordou temas relevantes para a organização da cadeia produtiva, fortalecimento da produção nacional e competitividade do setor.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, Marina Zimmermann, acompanhou a reunião.

"Existe um grande leque de oportunidades relacionado à produção da erva-mate. Com isso, entendemos que a produção atrelada à sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento mais eficiente da cadeia produtiva", declarou Marina.

Ela destacou a iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar que oferece alternativas que auxiliam na profissionalização de produtores rurais para agregarem valor a esses produtos.

Reunião virtual em razão da pandemia
Reunião virtual em razão da pandemia

A pesquisadora da Embrapa Florestas, Rossana Catie Bueno de Godoy, apresentou estudos e uma proposta de inovação sobre a análise sensorial da erva-mate, que podem servir como ferramentas para o desenvolvimento da classificação do produto, a exemplo do que já é realizado para a análise de outras bebidas especiais, como café e vinho.  

O colegiado também debateu propostas para o levantamento de dados da cadeia produtiva no Brasil para a elaboração de estratégias para o aprimoramento do planejamento de produção e de mercado. 

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Empreendedores Familiares Rurais

Veja também