Logo CNA

CNA participa da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais
Cacau3

Reunião foi realizada na quinta (28)

29 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (29/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (28), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O objetivo da reunião foi tratar sobre a monilíase e o vírus mosaico nas lavouras de cacau no Brasil. A reunião contou com a participação de representantes de produtores, indústria, instituições de pesquisa e defesa agropecuária, e governo.

Imagem

A assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Fonseca, participou da reunião e destacou a importância de se debater os assuntos e propôs a realização de ações de orientação, em conjunto com governo e demais entidades do setor, para a identificação da praga e erradicação, com o objetivo de evitar a introdução da praga em novas áreas.

“A disseminação da doença tem forte relação com o trânsito de pessoas, frutos e outros materiais vegetais contaminados, o que ressalta a importância da orientação de produtores, mas também da população”, destacou Letícia.

Imagem

A Coordenadora Geral e Proteção de Plantas do Mapa, Graciane Castro, apresentou as atualizações do plano de contingência para a praga Moniliophthora roreri, causadora da doença monilíase.

Graciane também ressaltou a importância do monitoramento das áreas de ocorrência, bem como das ações de erradicação.

A monilíase é uma doença muito grave que ataca os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro (cupuaçu) em qualquer fase de desenvolvimento, podendo causar perdas de até 100% da produção.

Acesse a cartilha com informações sobre a monilíase.

Confira o protocolo sugerido pelo Mapa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas