CNA orienta produtores sobre como receber a fiscalização do trabalho
Entidade promoveu uma live na segunda (27) com auditor fiscal
Brasília (28/10/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na segunda (27), uma live para orientar os produtores rurais sobre o que esperar e como se preparar para uma fiscalização do trabalho em sua propriedade.
O Coordenador Trabalhista da CNRTPS, Rodrigo Hugueney, fez a abertura da live. Ele agradeceu a disponibilidade do convidado, o Auditor Fiscal do Trabalho, Jackson Sena Brandão, e apresentou os assessores jurídicos da CNA, Rodrigo Costa e Carolina Melo, que moderaram a discussão.
No debate, o especialista destacou a importância do tema e da iniciativa da CNA em mostrar o quanto o setor está disposto a crescer com responsabilidade socioambiental e cumprindo as regras trabalhistas. Em sua apresentação, Jackson esclareceu sobre o papel da auditoria fiscal do trabalho, os tipos de ações, as prerrogativas e vedações dos profissionais durante a inspeção.
O auditor citou alguns exemplos de condutas que o produtor pode observar, com o objetivo de se resguardar durante uma possível fiscalização.
Ele pontuou aspectos relevantes no ambiente de trabalho rural, como o gerenciamento dos riscos ocupacionais, o acompanhamento da saúde ocupacional dos trabalhadores, a operação e manuseio de defensivos agrícolas e a importância das boas condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.
Por fim, esclareceu dúvidas e agradeceu a oportunidade de poder desmistificar a imagem da inspeção do trabalho, enfatizando que o diálogo e a disseminação da informação é a melhor forma de proteger o produtor rural.
Assista a live na íntegra: