Logo CNA

CNA, OCB e parlamentares discutem ações para reduzir impactos negativos das importações de leite
B5 DBB7 EB 4326 44 DC 940 D 1 D484 CF6 C8 C7

Tema foi tratado em reuniões na quarta (18) com governo e setor produtivo

18 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (18/10/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (18), de reunião para discutir a publicação do decreto sobre o Programa Mais Leite Saudável. Esta é uma das medidas defendidas pelo setor produtivo para reduzir os impactos negativos das importações de leite, especialmente de países do Mercosul.

O tema foi tratado com o assessor especial da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Noberto Queiroz. Participaram do encontro o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o assessor técnico Guilherme Dias, Organização da Cooperativas Brasileiras (OCB), a presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP/MG), o deputado Rafael Simões (MDB/RS) e lideranças do setor.

A expectativa é de que o decreto seja publicado nos próximos dias. “Fomos informados que o decreto já se encontra em fase final de análise pela equipe técnica da Casa Civil, já havendo uma posição positiva dos ministérios envolvidos. Essa medida é de suma importância para o setor, uma vez auxilia na redução dos impactos das importações”, explicou Dias.

No mês passado, CNA, OCB e FPPL apresentaram uma proposta ao governo para garantir que os incentivos tributários sejam aplicados apenas para laticínios fortaleçam a produção nacional de leite, evitando o fomento àqueles que adquirem o produto no exterior. O regime especial trazido pelo Programa Mais Leite Saudável – PMLS permite o aproveitamento de 50% dos créditos presumidos de PIS/Cofins oriundos da aquisição de leite do produtor, ante 20% nos demais casos, desde que aplicados 5% do montante em projetos de assistência técnica aos produtores.

Neste contexto, a proposta da CNA e da OCB prevê que, caso haja a comprovação de importação de produtos lácteos por parte dos laticínios participantes do PMLS, estas indústrias passarão automaticamente ao regime tributário regular, que permite aproveitar apenas 20% dos créditos.

Representantes da pecuária leiteira se reuniram na OCB Representantes da pecuária leiteira se reuniram na OCB

No início da tarde, os representantes da pecuária leiteira se reuniram na OCB para debater estratégias a serem adotadas junto ao governo para mitigar os impactos das importações.

Os participantes ressaltaram que, na atual conjuntura, o setor vem perdendo espaço e mercado para o leite importado e subsidiado, principalmente de países como a Argentina. Eles afirmaram que o setor segue atento, trabalhando na busca de alternativas para reduzir o impacto negativo para o setor leiteiro, representado em grande parte por pequenos e médios produtores rurais.

Na avaliação da CNA, a aplicação de subsídios diretos à produção distorce o mercado, sendo necessário adotar medidas compensatórias para mitigar os impactos negativos para a produção interna de leite.

Participaram da reunião na OCB a presidente da FPPL, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), os deputados federais Rafael Pezenti (MDB-SC), Marussa Boldrin (MDB-GO), Domingos Sávio (PL-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Evair de Melo (PP-ES) e Rafael Simões (União-MG).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas