Logo CNA

CNA, Mapa e setor florestal debatem Plano ABC+
Floresta Plantada Wenderson Araujo

Tema foi tratado na reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, na quinta (26)

26 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (26/11/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (25), da reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura (Mapa), para discutir, entre outros temas, as novas diretrizes do Plano Nacional de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – 2030 (ABC+).

A segunda fase do plano pretende reduzir a emissão de carbono em 1,1 bilhão de toneladas até 2030 por meio do uso de tecnologias sustentáveis nas propriedades rurais. No primeiro plano, executado de 2010 a 2020, o Brasil alcançou 52 milhões de hectares, o que resultou na mitigação de 170 milhões de toneladas de gás carbônico.

Durante a reunião da Câmara, os representantes discutiram como o setor florestal brasileiro pode atuar de forma mais efetiva no desenvolvimento da agricultura de baixo carbono com foco no desenvolvimento sustentável.

“Um dos pontos centrais que devem ser trabalhados para o incentivo e ampliação de recuperação e produção de florestas é a desburocratização dos processos de concessão de licenciamento ambiental para que os produtores rurais sejam estimulados a desenvolver atividades sustentáveis, por meio de gestão integrada da paisagem”, explicou a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee.

No encontro foram discutidas as novas atribuições institucionais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e sua atuação junto ao Ministério da Agricultura. Dentre os instrumentos políticos utilizados destacam-se crédito, seguro, assistência técnica e extensão e cooperativismo.

Os membros da Câmara Setorial trataram ainda das dificuldades que os exportadores de produtos madeireiros têm enfrentado nos processos de vistoria e liberação de cargas. O colegiado atuará na busca de soluções para dar maior celeridade e melhor operacionalização aos processos.

Por fim, os representantes elegeram o novo presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, Diogo Carlos Leuck, que atualmente preside a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação