Logo CNA

CNA levanta propostas do Matopiba para o próximo plano safra
Whats App Image 2024 03 26 at 08 01 22

 Encontro com produtores e representantes do setor aconteceu na segunda (25), em Balsas (MA)

26 de março 2024
Por CNA

Brasília (26/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, na segunda (25), em Balsas (MA), produtores rurais, sindicatos e as federações estaduais de agricultura dos estados que compõem a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) para discutir as demandas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/25.

O encontro aconteceu em formato híbrido, presencial e online, na sede do Sindicato Rural de Balsas (SindiBalsas), e buscou levantar sugestões e propostas para o crédito rural, políticas de apoio à comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de riscos.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, apresentou alguns pontos prioritários para o setor no plano safra e afirmou que na reunião com os produtores em Balsas, a redução das burocracias de acesso ao crédito, segurança jurídica e aumento dos limites de enquadramento nos programas Pronaf e Pronamp foram as principais demandas apresentadas pelos produtores da região.

Imagem

"Foram levantadas diversas propostas que vão ajudar os produtores nos curto e longo prazos para que consigam, de fato, acessar tudo que é disponibilizado no plano safra e mandar sua produção garantindo a segurança alimentar não só do Brasil, mas de boa parte do mundo, uma vez que somos um dos maiores exportadores de alimentos.”

O presidente da Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, afirmou que a reunião surpreendeu pelo impacto que teve, com a participação de produtores e lideranças rurais.

“Essa proximidade da CNA com os sindicatos e lideranças rurais nos deixa muito satisfeitos porque estamos vivendo um momento de crescimento do agro com a contribuição de todos. Esse plano safra será muito enriquecido pelas ideias que foram colocadas aqui na região do Matopiba”.

Imagem

Na avaliação do presidente do SindiBalsas, Daniel Lech, a reunião representou um marco importante para os produtores locais. “Fizemos as colocações do que a região precisa para tentar fazer um plano agrícola mais regionalizado conforme as demandas de cada setor. É importante regionalizar um pouquinho mais esse plano agrícola para atender mais produtores”, disse.

Érika Lira, produtora e presidente do grupo 'As Fazendeiras', formado por produtoras e lideranças femininas no estado, disse que fazer parte desse levantamento é importante para resolver os gargalos do setor. “Acredito que a união de produtores, não só do Maranhão, mas de estados vizinhos, é o caminho para que a gente melhore ainda mais o agro que tem um PIB que faz toda a diferença no mercado brasileiro".

A CNA promoveu outros quatro encontros, nas regiões Sul (PR), Norte (RO), Nordeste (BA) e Centro-Oeste (MS) com representantes do setor produtivo. As demandas dos produtores vão compor um documento com as propostas do agro que será encaminhado ao governo e parlamentares para elaboração do próximo Plano Safra.

O próximo encontro vai reunir produtores rurais da região Sudeste em São Paulo, no próximo dia 4 de abril.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas