Logo CNA

CNA levanta custos de produção em São Paulo e Goiás
Programas CNA SENAR Campo Futuro Preferencial RGB

Painéis do Projeto Campo Futuro foram para bovinocultura de corte, cana-de-açúcar e pimentão

26 de maio 2023
Por CNA

Brasília (26/05/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta semana, uma série de encontros para levantar os custos de produção de bovinocultura de corte, cana-de-açúcar e pimentão em Goiás e São Paulo, dentro do Projeto Campo Futuro.

Os encontros ocorreram tanto de forma presencial quanto híbrida, com a participação do Cepea (Esalq), Pecege, federações de agricultura e pecuária, sindicatos rurais e produtores rurais.

Bovinocultura de corte - Os painéis aconteceram de forma presencial em Goiás. Na segunda (22), o levantamento aconteceu em Jataí, onde a referência utilizada foi o sistema de cria (bezerros). Na terça (23), em Jussara, o painel foi feito também para a cria.

Painel de bovinocultura em Jataí (GO) Painel de bovinocultura em Jataí (GO)

Na quarta (24), foi a vez de Nova Crixás receber o levantamento, onde os modelos utilizados para reunir informações foram a recria e a terminação de bovinos. Em São Miguel do Araguaia, o levantamento foi voltado para o sistema de cria, na quinta (25). Encerrando a semana, na sexta (26), houve painel em Porangatu, também para a cria (produção de bezerros).

“Os levantamentos apontaram margens apertadas para as atividades, considerando a queda no preço de venda dos animais e custos de produção ainda em patamares elevados”, explicou o assessor técnico Rafael Lima Filho, que acompanhou os levantamentos.

Cana-de-açúcar – De segunda (22) a quinta (25), os painéis foram feitos em São Paulo, nos municípios de Penápolis, Bebedouro, Pirassununga e Barretos. Em Penápolis, foi usada como referência uma propriedade modal de 150 hectares, com plantio 100% manual e produtividade de cerca de 75 toneladas por hectare. Os produtores da região têm feito uso de insumos biológicos.

Em Bebedouro, onde a maioria das propriedades também são de aproximadamente 150 hectares, a produtividade média é de 80 t/ha e os produtores têm utilizado produtos biológicos há pelo menos 3 anos.

Já em Pirassununga, a propriedade modal é menor, com 50 hectares, e produtividade de 75 t/ha. O plantio nesse sistema produtivo também é totalmente manual. Produtores dessa região tem utilizado cama de frango como forma de suplementação da adubação.

Painel de cana com produtores de Barretos (SP) Painel de cana com produtores de Barretos (SP)

Por fim, em Barretos, representada por uma propriedade de 100 hectares, a produtividade cresceu na atual safra, alcançando, em média, 80 t/ha. Os bioinsumos também são bastante utilizados pelos produtores, que estão muito satisfeitos com os resultados, inclusive realizando a produção on farm.

“De modo geral, com exceção de Bebedouro, onde o primeiro painel de cana foi realizado nesse ano, os custos de produção nas outras regiões caíram em relação aos últimos levantamentos, de modo que as margens dos produtores melhoraram”, destacou a assessora técnica Eduarda Lee.

Pimentão – Na terça (23), foi feito um painel com produtores do município de Piraju (SP). Para a região, foi usada uma propriedade modal de pimentão com produção média de quatro estufas de mil metros quadrados.

A produtividade média atingida na região é de 550 caixas/estufa, aproximadamente 5,5 quilogramas/planta. No painel, foi relatada grande variação quanto à duração do ciclo de cultivo, em função da pressão de pragas e doenças.

Painel de pimentão Painel de pimentão

“A atividade na região é composta predominantemente pela agricultura familiar, não sendo necessária a contratação de mão-de-obra fixa. Conforme o modal da região, os insumos representam a maior participação nos custos da atividade”, disse a assessora técnica da CNA Letícia Fonseca.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte