Logo CNA

CNA integra delegação brasileira em encontro de agricultura familiar do Mercosul
REAF Mercosul CNA Brasil

Encontro aborda os desafios e oportunidades diante do acordo União Europeia-Mercosul

31 de outubro 2019
Por CNA

Brasília (31/10/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa, pela primeira vez, da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF) dos países do Mercosul. O encontro começou na quarta (30) e segue até sexta (1) em Chapecó (SC).

Os debates são sobre as oportunidades e desafios para a agricultura familiar após a assinatura do acordo Mercosul - União Europeia. A assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares da CNA, Marina Zimmermann, integra a delegação brasileira na REAF.

Marina Zimmermann

Marina Zimmermann

“Os países integrantes do bloco precisarão elaborar estratégias diferenciadas para que os agricultores familiares alcancem padrões de produção e de qualidades semelhantes, principalmente aqueles relacionados a questões sanitárias. Essas políticas públicas serão fundamentais para fortalecer a agricultura familiar e prospectar exportação para o bloco europeu”, observou Marina.

Participam da REAF os representantes dos estados associados do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), além de Colômbia, Chile, Bolívia e Peru. A necessidade de uma legislação harmonizada entre os países do bloco foi um dos temas do encontro.

“A elaboração de leis específicas sobre indicações geográficas e selos distintivos para produtos da agricultura familiar, por exemplo, facilitará os acordos comerciais com outros blocos. Além disso, queremos promover uma agregação de valor aos produtos de cada região que compõe o bloco no Mercosul”, pontuou.

As delegações ainda estudam a possibilidade de transferência de tecnologia entre produtores rurais dos dois blocos comerciais.

Durante a abertura da REAF, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Chapecó, Ricardo Lunardi representou o presidente da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil