Logo CNA

CNA fala sobre representatividade setorial e sustentabilidade do agro em feira de irrigação
B2 A34246 65 BC 41 DF A700 BB1 B9 F35 B145

Confederação participou de painéis da Fiego em Cristalina nos dias 14 e 15

15 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (15/09/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nos dias 14 e 15, da Feira de Irrigação do Estado de Goiás (Fiego) em Cristalina (GO), onde abordou temas como representatividade setorial, ESG e mercado de carbono.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, falou sobre a importância da representação setorial em Fóruns Colegiados no primeiro painel do evento sobre Estratégias para a Expansão da Produção Irrigada.

Ela pontuou a importância da participação do setor na construção da política nacional de recursos hídricos.

Jordana Girardello

“A bacia é a unidade de gestão para implementação da política e o comitê o responsável em arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos. E diante de todo o contexto para garantia da segurança alimentar, a irrigação brasileira tem sido colocada no cenário mundial como um importante player para assegurar a qualidade e quantidade de alimentos necessários para atender a população.”

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, foi um dos palestrantes do painel “Irrigação, Sustentabilidade e Segurança Alimentar”.

Ele falou sobre a agenda ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e mercado brasileiro de carbono para áreas irrigadas, destacando que a atividade agropecuária é baseada em um tripé de sustentabilidade que foca os setores social, econômico e ambiental.

Nelson Ananias

“Precisamos mobilizar a academia, a Embrapa e focar não só em estudos sobre a produtividade, mas nas vantagens diretas que essa produtividade dá. Precisamos demonstrar que quando irrigo estou deixando de emitir uma tonelada de carbono e que um hectare irrigado emite menos carbono que uma área de sequeiro”, afirmou Ananias.

“Não basta ser sustentável, tem que demonstrar que é, a gente precisa de ESG, dar transparência e mostrar o que estamos fazendo para garantir a segurança alimentar do Brasil e do mundo”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas