Logo CNA

CNA, Faepe e Faeb divulgam orientações para produtores do Vale do São Francisco
UVA SAO FRANCISCO

Excesso de chuvas traz impactos para a região

6 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (06/12/2022) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) divulgaram, na terça (6), uma série de orientações para produtores rurais do Vale do São Francisco impactados pelo excesso de chuvas na região.

Pomares, lavouras e pastagens foram danificadas, o que compromete a colheita e a produção futura nos dois Estados. De acordo com as recomendações do Sistema CNA/Senar, o primeiro passo é a elaboração de um laudo técnico para a comprovação de perdas.

O laudo é imprescindível para a renegociação das operações de crédito rural ou para a contratação de seguro rural. A sua elaboração deve ser feita imediatamente após a ocorrência do evento climático para registrar os danos e a emissão deve ser feita por profissional qualificado contratado pelo produtor.

No caso do seguro, o produtor deve comunicar à seguradora sobre o sinistro para que um perito seja designado e faça uma vistoria preliminar e, depois, agendar uma avaliação final com o produtor.

Para o produtor que contratou o Proagro, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para comunicar a perda. Ele também deve cumprir alguns requisitos para ter o direito à indenização.

Já no caso de dificuldade financeira para cumprir o pagamento das parcelas de operações de crédito rural (custeio ou investimento), o produtor pode solicitar a renegociação, seguindo as regras do Manual de Crédito Rural.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas