Logo CNA

CNA entrega Prêmio Agro Brasil 2022
CAPA PREMIO

Entidade homenageou, na terça (13), quatro personalidades que contribuíram para o avanço do setor

13 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (13/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou, na noite de terça (13), o “Prêmio CNA Agro Brasil 2022” em homenagem e reconhecimento a profissionais e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Na abertura da solenidade, o presidente da CNA, João Martins, afirmou que o prêmio foi criado há seis anos, em sua gestão, para premiar as pessoas que, de alguma maneira, ajudaram no desenvolvimento do agro. As quatro categorias do prêmio foram Pesquisa e Desenvolvimento, Comunicação, Política e Destaque.

Imagem

A homenageada na categoria Comunicação foi a jornalista Kellen Severo. Especializada em economia e agronegócio, Kellen apresenta o quadro ‘A Hora H do Agro’, na Jovem Pan News.

O vice-presidente de Secretaria da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (Faepa-PB), Mário Pereira Borba, entregou o prêmio à jornalista, que agradeceu emocionada a homenagem. “Encontrei no agro a minha casa, que me ensina todos os dias e muito me honra e me orgulha. Levar esse prêmio para casa é devolver para minha audiência o que eles me dão todos os dias”.

Jornalista Kellen Severo Jornalista Kellen Severo

Já na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, o agraciado foi o pesquisador da Embrapa Cerrados, Júlio Cesar Albrecht, líder da pesquisa de melhoramento de trigo no Cerrado e primeiro autor da variedade BRS 264, que detém o recorde de produtividade de 9,6 mil quilos por hectare.

A entrega foi feita pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara. Durante o seu discurso, o pesquisador disse que o Brasil pode alcançar a autossuficiência do trigo. “O potencial do agro tropical é muito grande. Acredito que com o trabalho da Embrapa, ainda vamos exportar trigo para o mundo”.

Pesquisador da Embrapa Cerrados, Júlio Cesar Albrecht Pesquisador da Embrapa Cerrados, Júlio Cesar Albrecht

O senador Jayme Campos recebeu a homenagem na categoria Política. Jayme é filiado ao União Brasil, senador por Mato Grosso há dois mandatos e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Pelo mesmo Estado, foi governador e prefeito de Várzea Grande durante três mandatos.

Ao receber o prêmio do vice-presidente de Finanças da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, o senador falou que desde seu primeiro mandato como senador trabalha em defesa do setor. “Não tenho dúvida de que a base da sustentação da economia brasileira é o agro. O país precisa de boas políticas públicas, desburocratizar e melhorar a nossa infraestrutura”.

Senador Jayme Campos Senador Jayme Campos

Na categoria Destaque, o vencedor foi o deputado federal Arthur César Pereira de Lira. Presidente da Câmara dos Deputados no biênio 2021-2022, Lira é advogado, produtor rural, empresário e político brasileiro, filiado ao Progressistas.

O presidente da CNA, João Martins, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, fizeram a entrega do prêmio ao deputado. Lira destacou que a Câmara dos Deputados tem sido uma parceira do setor agropecuário e vai continuar na mesma luta. “Conseguimos aprovar projetos importantes, como o da regularização fundiária, o do licenciamento ambiental e o de novos pesticidas”.

João Martins, Arthur Lira e Marcos Montes João Martins, Arthur Lira e Marcos Montes

O ministro Marcos Montes encerrou a premiação falando do papel fundamental da CNA, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do Instituto Pensar Agro (IPA), do Senado e da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação