Logo CNA

CNA e Viasat garantem condições de estudo para jovem da zona rural do Pará
Acaosocial Alenquer 4

Ação social das duas entidades vai garantir a melhoria da qualidade de vida da família rural de Alenquer (PA)

22 de junho 2021
Por CNA

Brasília (22/06/2021) - O jovem Artur Mesquita vai, finalmente, ter condições adequadas para realizar seu sonho de estudar. Artur tem 15 anos, vive na zona rural de Alenquer, no Pará, e precisava subir em uma árvore para conseguir um sinal de internet.

Ao tomar conhecimento da situação de Artur e de sua família, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Viasat, empresa global de comunicação, se uniram e, na segunda (21), providenciaram a instalação de uma antena de satélite na propriedade da família de Artur, em Alenquer (PA).

Além da instalação da antena de satélite, a mensalidade do serviço residencial da Viasat também será gratuita por um período e, caso Artur queira continuar seus estudos depois do ensino médio, ele terá uma bolsa integral na Faculdade CNA.

A tecnologia de internet via satélite é uma das soluções para o meio rural

A tecnologia de internet via satélite é uma das soluções para o meio rural

A instalação da antena na propriedade dos pais de Artur, pequenos produtores de Alenquer, pegou o estudante de surpresa. Aproveitando o novo sinal, ele falou como se sentiu ao saber que, agora, não precisará mais subir na árvore para estudar.

“Só tenho a agradecer por terem feito isso por mim e também à minha família pelo apoio. Foi uma grande surpresa, eu não estava esperando. Até então, quando eu assistia à aula, a internet caía e perdia mais da metade dos conteúdos. Agora eu tenho a certeza que meus estudos serão completos e melhores”.

A história de Artur ficou conhecida ao ser exibida pela TV em rede nacional em março e imediatamente mobilizou a CNA e a Viasat.

Joaci Medeiros e o garoto Artur Mesquita

Joaci Medeiros e o garoto Artur Mesquita

“A Confederação, por meio de seu Instituto, já tem uma série de iniciativas e projetos para melhorar a conectividade no campo. E quando assistimos à reportagem e tomamos conhecimento da situação do Artur, passamos a buscar meios para ajudá-lo”, afirmou o coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, que também coordena os cursos de EaD da Faculdade CNA.

Conectar o campo é uma das prioridades do Sistema CNA/Senar. Os dados do IBGE mostram que esse é um grande desafio já que 72% das propriedades rurais do país (3,6 milhões) ainda estão off-line, ou seja, sem qualquer conexão com a internet. Em área, equivale a sete países da Europa.

“A falta de conectividade no campo afeta a todos indistintamente, não importa se pequeno, médio ou grande produtor. Afeta os serviços básicos, desde uma simples comunicação até a emissão de uma nota fiscal. Afeta os produtores e seus familiares, que perdem a capacidade de aprender. Para melhorar a conectividade é preciso, cada vez mais, parcerias entre os setores público e privado, além de investimentos em políticas públicas”, afirmou Joaci Medeiros.

O garoto Artur e o representante da Viasat, Vinicius Pinho

O garoto Artur e o representante da Viasat, Vinicius Pinho

A Viasat disponibilizou seu serviço de Internet residencial para 100% dos estados brasileiros em outubro de 2020. O serviço utiliza largura de banda do satélite SGDC-1 da Telebras. Com velocidades entre 10 Mbps e 30 Mbps, a empresa consegue conectar até mesmo as regiões mais distantes do país e melhorar a qualidade de vida de pessoas como Artur e seus familiares. A Viasat tem um compromisso com o mercado brasileiro em médio e longo prazo, o que inclui novas formas de se conectar a uma internet de alta qualidade.

"Entendemos que temos um esforço contínuo para remover as barreiras e disponibilizar a conectividade de banda larga para todos os brasileiros. Esta oportunidade reforça o papel fundamental de uma internet via satélite confiável para manter os brasileiros conectados, produtivos e entretidos em casa. Desde o lançamento do nosso serviço residencial temos visto um aumento na demanda e continuamos a conectar os brasileiros durante um período em que as pessoas dependem da conectividade mais do que nunca", disse Leandro Gaunszer, diretor geral da Viasat Brasil

Curso Superior – Durante a reportagem, Artur, que está no primeiro ano do ensino médio, revelou que queria seguir carreira no meio rural.

Para o garoto alcançar esse objetivo, a Faculdade CNA, instituição de ensino exclusiva do agronegócio, oferece uma bolsa integral na Faculdade CNA caso ele queira continuar os estudos em um dos quatro cursos superiores (Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais).

O garoto Artur agora não vai mais precisar subir na árvore para estudar

O garoto Artur agora não vai mais precisar subir na árvore para estudar

Arthur também ficou emocionado ao receber esse presente. “Agora vai mudar tudo, vou conseguir alcançar meu sonho de cursar a faculdade. Por isso eu digo aos jovens que nunca desistam do seu sonho porque é possível conseguir e vencer todos os obstáculos. Eu sou prova disso”.

Para saber mais sobre a Faculdade CNA acesse: www.faculdade.cnabrasil.org.br

E para conhecer a Viasat acesse www.viasatdobrasil.com.br

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas