Logo CNA

CNA e Sindicato Rural de Barreiras promovem dia de campo na Bahia
Unnamed2 0 121243002015362963281

3 de abril 2018
Por CNA

Brasília (03/04/2018) – A continuação do Seminário da Rede Agropecuária de Comércio Exterior (Interagro) aconteceu no campo. Produtores rurais do Oeste da Bahia e especialistas do setor conheceram nesta terça (3), em Barreiras (BA), fazendas produtoras de frutas.

A visita foi promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O dia começou na Fazenda Modelo Paulo Mizote, que capacita por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar-BA) mais de cem jovens aprendizes para futuramente trabalharem como supervisores agrícolas.

“A ideia é aproximar o jovem do campo, ensinar o manejo de culturas, o levantamento de pragas e fertilidade, para que em dez meses, ele saia com um passo dentro da lavoura, seja ela de soja, milho, algodão ou até mesmo de fruticultura no Oeste da Bahia”, disse o presidente do Sindicato, Moisés Schmidt.

A instrutora do Senar Sílvia Dayube explica que os jovens aprendem na teoria um pouco de matemática, português, saúde do trabalhador, gestão e empreendedorismo e, na prática, todo o controle de produção e até manejo de pragas e insetos.

“Nosso objetivo é despertar neles o interesse de ficar aqui na região, de trabalhar no campo, levar o desenvolvimento e conhecimento para as comunidades que eles vivem e também gerar mais emprego e renda no setor”.

A jovem aprendiz Andreia Lopes já está trabalhando na fazenda e conta que no futuro pretende cursar engenharia agronômica ou ambiental. “É uma experiência inovadora. Todo o conhecimento teórico e prático que estou aprendendo aqui vou aplicar na propriedade da minha família”.

Depois de visitar a propriedade modelo, o grupo seguiu para as fazendas dos produtores Aldo Andreguetti e Alexandre Maciel, para conhecer todo o processo de produção da banana, desde a plantação, colheita até o beneficiamento da fruta.

Para o assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Eduardo Brandão, a região Oeste da Bahia tem bons índices de produtividade e qualidade dos produtos para ser transformada em um grande polo de exportação de frutas.

“O objetivo desses dois dias de Interagro foi capacitar os produtores rurais e mostrar que as fazendas dessa região têm potencial para atingir o comércio exterior”.

A Rede Interagro é uma iniciativa da CNA, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados para levar aos produtores rurais informações sobre o comércio exterior e a importância das exportações para aumentar a competitividade e valorizar os produtos agropecuários.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas