Logo CNA

CNA e Sebrae assinam acordo de cooperação para registro do umbu na União Europeia
Dario G Neto ASN Bahia

A parceria prevê a elaboração de um estudo sobre a fruta nas regiões de Curaçá, Uauá e Canudos

24 de fevereiro 2022
Por CNA

Brasília (24/02/2022) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia), Jorge Khoury, assinaram nessa semana um acordo de cooperação técnica e financeira para registrar o umbu na União Europeia.

A parceria, firmada durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae, prevê a elaboração de um dossiê sobre o umbu nas regiões de Curaçá, Uauá e Canudos, na Bahia. O objetivo é possibilitar que os pequenos produtores possam exportar a fruta e seus derivados, como a geleia e a cerveja, para o bloco europeu.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, explicou que a demanda surgiu no projeto Agro.BR . “A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) procurou o escritório estadual do projeto na Bahia e solicitou apoio para o reconhecimento do umbu na Europa e posterior exportação”.

De acordo com Rodrigo, a ideia do dossiê é comprovar para a União Europeia que o umbu é uma fruta segura, típica do Brasil e consumida há muitos anos.

A Coopercuc é uma participante ativa do projeto Agro.BR . Em julho de 2020 realizou a primeira exportação de doce de maracujá com banana para a Alemanha. Com o registro do umbu aprovado na UE, o próximo passo será embarcar o doce da fruta.

Para uma fruta entrar nos mercados que integram o bloco europeu ela precisa atender às exigências da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). A formalização é uma maneira de proteger as lavouras e a saúde da população.

Agro.BR O projeto é um convênio entre a CNA e Apex-Brasil voltado para a internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa auxilia empresários do setor, viabilizando negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior. Saiba mais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Darío G. Neto/ASN BA
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte