Logo CNA

CNA e IBGE discutem parcerias para levantamento de informações no agro
Whats App Image 2022 02 17 at 13 51 00

Representantes das instituições se reuniram na quinta (17)

17 de fevereiro 2022
Por CNA

Brasília (17/02/2022) – O diretor técnico e o coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi e Renato Conchon, se reuniram, na quinta (17), com o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo Pereira, e o chefe da unidade do órgão no Paraná, Sinval Dias dos Santos, para discutir uma série de ações conjuntas voltadas para o agro.

Um dos temas do encontro foi o Censo Demográfico 2022. O IBGE pediu o apoio do Sistema CNA, por causa da sua capilaridade, para a divulgação do Censo, que tem como objetivo coletar informações nos domicílios brasileiros para mostrar o atual retrato do país a partir de dados como o tamanho da população, renda, escolaridade, entre outros pontos. O levantamento é feito por recenseadores do IBGE e começa em agosto.

A proposta do Instituto é de que a Confederação oriente os sindicatos rurais a mobilizarem os produtores rurais sobre a importância de responderem os questionários, além de orientá-los sobre o trabalho dos recenseadores e a relevância do Censo Demográfico 2022.

Outro ponto tratado foram as parcerias técnicas para desenvolver estudos e pesquisas ligados à agropecuária. As duas instituições avaliam a assinatura de um acordo de cooperação técnica para esta finalidade. Entre os levantamentos propostos pela CNA, estão um estudo sobre a classe média rural brasileira e os preparativos para o próximo Censo Agropecuário, que deve ser realizado em 2024, com informações detalhadas do meio rural.

Neste contexto, a ideia seria discutir pontos como a revisão de questionários e a participação da CNA no conselho consultivo que trata sobre o tema. A CNA contribuiu com o IBGE na elaboração do Censo Agropecuário 2017, fornecendo informações sobre o setor e mobilizando os produtores rurais a responderem o questionário dos recenseadores.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoproduto
cnabrasil.org.br/
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA/
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação