Logo CNA

CNA e Frente Parlamentar do Leite definem atuação conjunta
JM E ANA PAULA

João Martins e a deputada Ana Paula Leão se reuniram na terça (23)

24 de maio 2023
Por CNA

Brasília (24/05/2023) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu, na terça (23), com a presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), deputada Ana Paula Leão (PP-MG), para discutir uma agenda conjunta de iniciativas para promover o crescimento da pecuária leiteira no país.

A ideia é dar andamento a uma série de ações, com o apoio de parlamentares e de instituições como o Sebrae, que vão desde a aprovação de propostas que tramitam no Congresso Nacional em benefício do setor, a medidas que busquem dar mais escala à produção de leite.

Entre as principais demandas para o setor leiteiro debatidas na reunião estão a assistência técnica, crédito, investimentos, manejo de pastagens, melhoramento genético, combate a práticas desleais de comércio, redução do custo de produção, desoneração das rações e suplementos minerais, seguro rural, entre outras.

No encontro, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância de dar mais competitividade à pecuária leiteira brasileira, para que mais produtores se insiram em um sistema de maior escala produtiva e tenham mais renda com a produção.

Imagem

Neste contexto, ele citou projetos do Sistema CNA/Senar para a formação de uma classe média rural no país como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que traz ganhos na produtividade e melhorar a gestão das propriedades rurais.

Ainda na reunião, foi apresentado à deputada um estudo que traça uma radiografia da cadeia produtiva mostrando o perfil dos produtores a partir de aspectos como renda, tamanho da propriedade, tipo de produção, tecnologias utilizadas e as principais necessidades dos produtores para desenvolver a atividade, entre outros pontos.

Por sua vez, a deputada Ana Paula Leão mostrou uma pesquisa feita pela FPPL, com 220 entrevistas, mostrando o perfil dos produtores em cinco estados (BA, CE, MG, RJ e SP). A parlamentar também se comprometeu a atuar em parceria com a CNA na aprovação de medidas no Legislativo que beneficiem os interesses do segmento.

Participaram do encontro os vice-presidentes da CNA José Mário Schreiner, José Zeferino Pedroso e Mário Borba, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor técnico, Bruno Lucchi, o diretor-adjunto de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, o coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Franco, a coordenadora de Relações Institucionais, Maísa Barbosa, o assessor técnico Guilherme Dias, e o consultor Cristiano Nassif.

Veja fotos do encontro

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação