Logo CNA

CNA e Federações discutem situação do mercado leiteiro
Pecuaria de leite 211122 193217

Tema foi tratado em reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, na segunda (22)

22 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (22/11/2021) – A Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na segunda (22), a última reunião do ano para discutir, entre outros temas, a situação do mercado de leite nas diferentes regiões frente à safra 2021/2022.

Segundo representantes das federações de agricultura dos estados, os produtores de leite estão preocupados com os elevados custos de produção, principalmente em razão da demanda por grãos e cereais, que segue aquecida no mundo todo.

“O momento exige cautela por parte do pecuarista. Com as cotações de grãos em alta, o produtor deve ficar atento e se planejar antes de fazer altos investimentos”, afirmou o presidente da Comissão, Ronei Volpi.

Para Volpi, o setor produtivo precisa se unir e discutir estratégias para melhorar a previsibilidade do preço do leite pago ao produtor, garantindo a margem no cálculo dos custos de produção.

Outro assunto discutido na reunião foram as ações e conquistas da CNA e de outras entidades do setor, em benefício do setor leiteiro, como a publicação da Medida Provisória 1064, que instituiu o Programa de Venda de Milho em Balcão e a prorrogação da isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) e do PIS/Cofins para importação de milho.

O assessor técnico da Confederação, Guilherme Dias, também citou a renovação da captação de leite entre indústrias com diferentes inspeções até 31/12/2021 e a aprovação do Projeto de Lei 3292/20, que estabelece cota para a compra de leite fluido no valor de 40% do total de verbas destinadas pelo FNDE.

Dias destacou ainda a 1ª Semana do Leite e Derivados , campanha lançada no dia 4 de novembro pelo Ministério da Agricultura, a live “Agregação de valor na pecuária leiteira” , realizada pelo Sistema CNA/Senar, além da liberação de dados da qualidade do leite nacional.

Durante a reunião, a chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes, apresentou as perspectivas e alinhamento da nova gestão da Embrapa Gado de Leite com foco no setor produtivo e as contribuições da entidade para a descarbonização da agropecuária, frente os desafios da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26).

Elizabeth também falou sobre o programa de melhoramento genético da entidade, com enfoque em diversas áreas, como persistência da lactação; longevidade animal; resistência ao carrapato e ao estresse térmico.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas