Logo CNA

CNA e Faemg levam ao Mapa demandas do setor lácteo
Whats App Image 2023 08 10 at 14 29 51

Reunião foi realizada na quinta (10)

10 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (10/08/2023) – O Sistema CNA participou, na quinta (10), de reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, para tratar do impacto para o setor lácteo brasileiro com o aumento expressivo das importações de leite em pó.

Na reunião, estiveram presentes o vice-presidente de Finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Renato Laguardia, o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, e o deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), que solicitou a audiência.

Os participantes mostraram ao ministro que esse aumento na importação de leite em pó traz impactos negativos na competitividade e afeta todos os produtores rurais, principalmente porque alguns países aplicam subsídios diretos à produção, o que traz distorções ao mercado e torna a concorrência desleal com os produtores do Brasil.

De janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 161 mil toneladas de lácteos, alta de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Comex Stat. Conforme acompanhamento da CNA, o volume total equivale a 1,2 bilhão de litros de leite que deixaram de ser captados no Brasil, aumento de 268% ante 2022 e consolidando assim o maior volume da história para o período.

Imagem

De acordo com os participantes, o ministério se comprometeu a adotar medidas já nas próximas semanas.

“O ministro disse que atuará de maneira consistente para rever a situação das importações e em prol de nossos produtores”, disse Renato Laguardia após a reunião.

"O ministro prometeu que vai apurar as denúncias e intensificar a fiscalização, o que é muito importante para que a gente possa avançar com a produção de leite em Minas e no Brasil”, disse o deputado.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas