Logo CNA

CNA e Faeg promovem Feira Segura em parceria com Governo de Goiás
Whats App Image 2020 04 02 at 15 23 58

Iniciativa será promovida em Goiânia e pretende orientar os produtores sobre as recomendações da OMC para evitar o contágio por coronavírus

2 de abril 2020
Por CNA

Brasília/DF (02/04/20) – A CNA vai promover em Goiânia, na sexta (3), a primeira Feira Segura, um projeto para estimular a realização de feiras livres em todo o País seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio por coronavírus.

A iniciativa é mais uma ação da Confederação para ajudar os produtores rurais que estão com dificuldades para vender a produção devido à pandemia do Covid-19 e para que os alimentos cheguem mais facilmente à mesa dos consumidores.

Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás, Governo do Estado de Goiás e Centrais de Abastecimento (Ceasa/GO), a CNA vai reunir produtores de hortifrútis frescos da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Aparecida de Goiânia (Coomag) e da Associação dos Feirantes (Afag) no Ceasa da capital goiana, a partir das 8h.

A ideia é que comercializem seus produtos diretamente na feira e também pelo sistema de drive thru, sem manuseio dos alimentos, com embalagens apropriadas para cada tipo de produto e com a higienização adequada das máquinas de cartão.

“Vamos registrar esta primeira edição da Feira Segura, e enviar um roteiro para os demais estados utilizarem como referência, cumprindo todas as normas de segurança sanitária definidas neste momento da pandemia”, afirmou o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.

Além de servir como modelo para os demais estados, a feira segura vai apoiar principalmente os pequenos e médios produtores, que foram os mais afetados pela crise, afirma o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.

“Nossa intenção é apoiá-los porque produzem hortifrutis, ou seja, são mais perecíveis e, por isso, precisam ser escoados o mais rápido possível. A feira, com produtos embalados e seguindo as orientações da OMS, vai contribuir para levar um alimento saudável para a mesa do brasileiro e fazer com que esse produtor consiga escoar sua produção.”

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o governo do estado, através da Seapa, tem buscado todos os meios seguros para garantir o abastecimento alimentar da população.

“Os produtores goianos de hortifruti, cientes dos procedimentos necessários ao combate ao COVID-19, estão unidos para voltarem a realizar as feiras, dando segurança aos consumidores e a toda sociedade."

Serviço:

O que: Feira Segura

Quando: 03 de abril, das 8h às 12h

Onde: Centrais de Abastecimento de Goiás - Ceasa/GO - Rodovia BR 153, KM 5,5, Jardim Guanabara, Goiânia, Goiás.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte