Logo CNA

CNA e deputados federais debatem agenda legislativa para o agro
X5 L7456

Presidente João Martins se encontrou na quarta (13) com parlamentares

13 de março 2019
Por CNA

Brasília (13/03/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, nesta quarta (13), com um grupo de deputados federais para debater uma agenda legislativa que promova políticas públicas voltadas para o agro e que priorize as principais demandas dos produtores rurais.

Estiveram presentes no café da manhã na sede da Confederação, em Brasília, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB/RS), o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), deputado José Mário Schreiner (DEM/GO), o líder do PSDB, Carlos Sampaio (PSDB/SP), o líder do PR, José Rocha (PR/BA), o líder do PSD, André de Paula (PDS/PE), e o deputado Evair de Melo (PP/ES).

No início do encontro, o presidente da CNA falou dos principais desafios do setor, dos principais projetos da Confederação para o agro e da importância de se construir uma agenda legislativa com o apoio da Câmara e do Senado.

“Precisamos que o Congresso Nacional promova projetos para criar políticas públicas que tragam sustentação principalmente aos pequenos produtores”, disse Martins. Segundo ele, é precisar levar tecnologias e dar condições diferenciadas para fortalecer a classe média rural, proporcionando melhoria de renda e aumento de competitividade.

O presidente da CNA lembrou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolve a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para ajudar na inserção de produtores em escala comercial.

Também falou dos projetos do Sistema CNA para o Nordeste, como o Forrageiras para o Semiárido em parceria com a Embrapa, e afirmou que tem como uma das principais metas de sua administração transformar o Brasil em um grande exportador de produtos lácteos.

Alceu Moreira (MDB/RS), presidente da FPA, ressaltou a necessidade de se construir o consenso em torno das propostas do agro. “A unidade de quem trabalha no setor é de fundamental importância e estaremos sempre trabalhando juntos em busca de convergências”.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP) elogiou a parceria entre a Confederação e a FPA para subsidiar os parlamentares na defesa do segmento produtivo e disse que vai mobilizar a bancada da legenda na defesa do setor. “Somos 30 parlamentares à disposição”.

Já José Mário Schreiner (DEM/GO) destacou a importância de ouvir as demandas das bases e das instituições do setor. “Essa agenda da CNA é de suma importância porque assim trabalhamos alinhados”.

Para José Rocha (PR/BA), “a parceria com a CNA é importante para que todos trabalhem na mesma direção”. Na sua avaliação, levar tecnologia ao produtor é fundamental para aumentar produção e produtividade.

“Os principais setores da economia precisam se mobilizar junto aos parlamentares neste novo momento do país”, afirmou André de Paula (PDS/PE).

Ao destacar a importância do encontro, o deputado Evair de Melo (PP/ES) disse que “a discussão de propostas em parceria fortalece o agro e as instituições na defesa dos interesses do setor”.

Também participaram do encontro os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, Paraíba (Faepa), Mário Borba, Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas