12/03/2019

CNA e Conselho Nacional do Café elaboram ações para melhorar a renda do produtor

Brasília (12/03/2019) – Ações para a garantia de renda da cafeicultura e a renegociação de dívidas dos produtores foram os temas tratados entre os membros da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as cooperativas vinculadas ao Conselho Nacional do Café (CNC). O encontro aconteceu na terça (12), na sede da CNA.

Segundo o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, “os problemas atuais precisam ser resolvidos, mas o setor precisa de ações de médio e longo prazo para que o problema não se repita”.

Para amenizar os efeitos da queda constante do preço e do endividamento do setor cafeeiro, a CNA e o CNC buscam desenvolver ferramentas a serem operacionalizadas com os agentes financeiros.

A intenção é não ficar dependente apenas do governo, conforme afirma o vice-presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, José Silvano Bizi. “Definimos em conjunto as medidas que serão propostas ao governo, mas precisamos ir além. A iniciativa privada precisa se organizar para não ficar dependente apenas, das condições orçamentárias do governo para execução de políticas públicas. O trabalho conjunto entre produtores, cooperativas e bancos poderá ter bons resultados.”

As propostas de curto prazo, definidas em conjunto serão apresentadas para a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o mais breve possível. Já as demais ações serão trabalhadas pelo corpo técnico da CNA e do CNC nas próximas semanas e apresentadas aos bancos até o final do mês de março.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNAfacebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Café

Veja também