Logo CNA

CNA e Cepea levantam custos de produção de grãos em Mato Grosso
Graos sinop

Na segunda (12), o levantamento aconteceu no município de Sinop

13 de agosto 2019
Por CNA

Brasília (13/08/2019) – Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) promovem nesta semana painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção de soja, milho e feijão em regiões de Mato Grosso.

Na segunda (12), o levantamento aconteceu no município de Sinop e contou com a presença de produtores, representantes de sindicatos rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, resultados preliminares do painel revelaram que o potencial produtivo das lavouras da região foi prejudicado pelo excesso de dias nublados em dezembro e janeiro e chuvas em abril e maio deste ano.

“A receita do produtor de soja nessa safra reduziu em média 5% devido a menor produtividade ocasionada pela falta de luminosidade. Por consequência, a margem líquida da oleaginosa teve queda de 37%”.

Com relação ao milho safrinha, mesmo com o aumento de 12% nos preços de venda do cereal, as margens tiveram queda e muitos produtores fecharão a safra com prejuízos na cultura.

“Para a próxima safra dados preliminares indicam leve aumento dos custos. Entretanto, o produtor deverá repetir o pacote tecnológico adotado na última safra, pois isso proporcionará bons rendimentos, assim como tem ocorrido nos últimos anos”, afirmou Malinski.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil