Logo CNA

CNA e Apex Brasil discutem estratégias de produção da União Europeia
Whats App Image 2020 06 23 at 12 48 46

Em transmissão nas redes sociais, especialistas abordam “Farm to Fork”, que traz metas como aumento de área de orgânicos e redução de defensivos e fertilizantes

23 de junho 2020
Por CNA

Brasília (23/06/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na terça (23), um debate pelas redes sociais sobre os impactos para o agro brasileiro da nova estratégia da União Europeia chamada de “Farm to Fork (da fazenda ao garfo)”, que busca ações de maior sustentabilidade na cadeia produtiva alimentar na região.

O debate foi coordenado pela superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, e teve como convidado o chefe de Operações da Apex- Brasil na União Europeia, Alex Figueiredo, que relatou a repercussão do anúncio da medida dentro do continente europeu.

Anunciada há 1 mês pela Comissão Europeia, a iniciativa traz diretrizes para maior proteção ambiental para reduzir os efeitos das mudanças climáticas nos Estados-Membros e tornar a agropecuária mais sustentável.

O representante da Apex explicou que ainda não há regulamentação sobre o tema. Para que passe a valer, a proposta terá de ser discutida e aprovada no Parlamento e no Conselho europeus.

“A Farm to Fork ainda não é um projeto de lei. É uma estratégia para nortear as políticas públicas que serão desenvolvidas. Antes de virar lei, as partes interessadas devem discutir a metodologia e as formas de mensuração destas metas”, explicou Figueiredo.

Mesmo em fase inicial de discussão, ele ressaltou que a iniciativa tem causado reação negativa dos produtores europeus. A Copa Cogeca, principal entidade representativa dos produtores rurais europeus, rechaçou a ideia. “Eles alegam que com as metas de preservação e de produção de orgânicos, haverá menos área para plantio e pecuária”.

A superintendente de Relações Internacionais da CNA informou que as representações da CNA e da Apex Brasil em Bruxelas estão acompanhando as discussões sobre o tema e estão à disposição para fornecer as informações necessárias aos produtores brasileiros que exportam para a UE, segundo maior destino das exportações brasileiras do agro, respondendo por 17% do total.

Veja aqui a live completa

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação