Logo CNA

CNA E ABCC solicitam celeridade na análise de risco sobre camarão importado do Equador
IMG 9775

Entidades se reuniram com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quarta (5)

6 de junho 2019
Por CNA

Brasília (06/06/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) solicitaram à ministra Tereza Cristina, na quarta (5), que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dê celeridade na análise de risco sobre o camarão importado do Equador.

Segundo a CNA, é importante uma análise de risco completa no produto equatoriano para evitar a entrada de doenças que não existem no País.

Lilian Figueiredo apresenta solicitações do setor à ministra.

Lilian Figueiredo apresenta solicitações do setor à ministra.

“Sugerimos a contratação de um epidemiologista indicado pelo Mapa para fazer essa revisão e pedimos celeridade na análise de risco do Equador,” afirmou a coordenadora de Sanidade Animal da CNA, Lilian Figueiredo.

“Tal medida é necessária visando à prevenção da entrada de doenças e agentes infecciosos causadores de enfermidades que possam impactar de forma negativa a condição sanitária de organismos aquáticos e a fauna brasileira de organismos aquáticos,” disse.

Lilian ressaltou que a ministra sinalizou positivamente para as solicitações da CNA e da ABCC. "A ministra liberou a contratação do epidemiologista e pediu que alinhássemos tudo com a área técnica e jurídica do ministério.”

Flávio Saboya, presidente da FAEC, defendeu à solicitação da CNA.

Flávio Saboya, presidente da FAEC, defendeu à solicitação da CNA.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, também participou da reunião e defendeu a solicitação das entidades.

A importação de camarão do Equador foi suspensa em 2018 pela então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, mas voltou a ser liberada no início deste ano pelo atual presidente da Corte, Dias Toffoli.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação