Logo CNA

CNA discute isenção de IPI para defensivos
Whats App Image 2023 09 13 at 21 54 57

Tema foi abordado em reunião do vice-presidente José Mário Schreiner com o deputado federal Márcio Honaiser

13 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (13/09/2023) – O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, se reuniu, na quarta (13), com o deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA), para discutir a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para defensivos de baixa toxicidade.

A proposta está no Projeto de Lei (PL) 4356/2021, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA). Honaiser é relator da matéria na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. A CNA é favorável ao projeto para ajudar na redução dos custos de produção dos defensivos.

Segundo dados do projeto Campo futuro, da CNA e do Cepea, os defensivos têm peso significativo nas despesas dos produtores rurais, chegando a responder por até 36% dos custos operacionais para a soja, 25% para o feijão e 215 para o trigo em 2022.

Desta forma, avalia a CNA, a isenção do IPI sobre defensivos de baixa toxicidade estimula o desenvolvimento industrial de moléculas e bioinsumos. Neste contexto, o vice-presidente disse que a Confederação vai trabalhar na aprovação do PL.

Schreiner e o deputado também discutiram propostos de interesse comum sobre o setor agropecuário que tramitam no Congresso Nacional. Também participou do encontro a coordenadora de Relações Institucionais da CNA, Maísa Barbosa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação