CNA discute indicações geográficas e negócios para o café

Temas foram tratados em reunião na terça (23)
Brasília (23/05/2023) – A Comissão Nacional do Café da CNA se reuniu, na terça (23), para discutir, entre outros temas, o desenvolvimento do sistema digital para Indicações Geográficas (IGs), questões trabalhistas e a 2ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados da CNA.
Foi o primeiro encontro sob a coordenação do novo presidente da Comissão, Fabrício Teixeira Andrade. Ele afirmou que sua intenção é trabalhar para que o colegiado seja mais do que uma representação, mas “uma prestação de serviços e utilidade direta para os produtores”.
Um dos itens da pauta foi a plataforma para as IGs do café. A assessora técnica Marina Zimmermann e representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Sebrae, apresentaram o projeto de criação da ferramenta digital para controle, rastreabilidade e qualidade dos cafés especiais.

Segundo Marina, a iniciativa surgiu dentro do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA e o café foi escolhido por ser um produto com maior número de indicações geográficas: são 13 registradas e 11 em estruturação.
Com a plataforma digital, CNA, Sebrae e ABDI querem levantar quem são e onde estão os produtores, compradores e exportadores de cafés especiais de origem controlada no Brasil, qual a produção anual desses cafés por região e quanto o país exporta.
Das IGs brasileiras, 92% aderiram ao projeto, que representam 187.848 produtores rurais em 369 municípios nos estados de Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rondônia. O projeto está dividido em cinco etapas e a expectativa das entidades é concluir o sistema em março de 2024.
Já o coordenador da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA, Rodrigo Hugueney, falou sobre os tipos de contrato de prestação de serviços na cafeicultura e destacou a participação da confederação em um grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir medidas de adoção de boas práticas trabalhistas na cadeia do café.
Sobre a 2ª edição da Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados da CNA, a assessora técnica da comissão, Raquel Miranda, falou que o foco desse ano será a diversificação de canais de comercialização para os produtores rurais, além de promover encontros com parceiros para a venda da produção com maior valor agregado.
“Ano passado as negociações fomentadas através desta iniciativa, ultrapassaram R$150 mil, inclusive com exportações diretas celebradas pelos produtores. Para edição de 2023 a ideia é criar ainda mais oportunidade de marketing e visibilidade aos pequenos e médios produtores”, disse.
O evento acontece durante a Semana Internacional do Café em novembro, em Minas Gerais. As inscrições para o Cupping começam em julho.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Áreas de atuação
Matérias Relacionadas

Na AgroBrasília, Sistema CNA/Senar divulga ações e promove degustação de café com chocolate
Harmonização ocorreu na sexta (26)

Instituto CNA, ABDI e Sebrae divulgam lista de desenvolvedores do sistema de Indicações Geográficas de café
Cinco empresas foram classificadas na primeira fase da chamada pública

Com apoio da CNA, Coocaminas exporta café para Bélgica e Espanha
Cooperativa de Poço Fundo (MG) fez primeira exportação direta para esses países

ICNA, Sebrae e ABDI desenvolvem parceria inédita para Indicações Geográficas de Cafés
Entidades vão desenvolver sistema para gestão e controle das IGs no Brasil

CNA divulga finalistas e agenda de degustação da Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados
Rodada acontecerá na Semana Internacional do Café, de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG)

CNA divulga lista de produtores pré-selecionados para a Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados
O evento acontecerá durante a Semana Internacional do Café, de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG)

CNA prorroga inscrições da Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados
Prazo para o produtor se inscrever termina em 14 de outubro

CNA promove primeira Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados
Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 07 de outubro