Logo CNA

CNA discute desafios para superar crise na suinocultura independente
50023474941 c96d001de7 c

Tema foi tratado em reunião da Comissão Nacional de Aves e Suínos da entidade

20 de abril 2022
Por CNA

Brasília (20/04/2022) – A Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu os desafios para superar a crise na suinocultura independente, entre outros assuntos, durante reunião realizada na quarta (20).

O encontro foi moderado pelo novo presidente da Comissão, Marcelo Valles Bento, e contou com a participação de representantes de Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária.

"O cenário atual aumenta ainda mais a responsabilidade dessa Comissão. Esses debates são extremamentes importantes para avaliarmos formas de reagir. A CNA está de ouvidos abertos e pronta para oferecer o apoio necessário aos produtores", disse Marcelo Bento.

O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro de Lima, apresentou uma atualização sobre o mercado de suínos e grãos. Ele analisou pontos como preços ao produtor, preços da carne suína, preços do milho e farelo de soja, relação de troca, exportações brasileiras e mercado internacional.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, mesmo com a leve recuperação dos preços nos últimos meses, os suinocultores independentes não estão conseguindo arcar com os custos de produção. Ele reforçou a importância de fortalecer o trabalho realizado pela Comissão da CNA e pelas Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

“É um momento extremamente difícil para a suinocultura e as perspectivas não são animadoras devido a fatores como custos altos e economia conturbada. As demandas emergenciais não serão suficientes para resolver os problemas do setor e precisaremos pensar em alternativas para permanecer na atividade”, afirmou.

O consultor da CNA, Iuri Pinheiro, explicou o projeto Cadec Brasil para os participantes. Ele abordou o princípio fundamental da Lei da Integração, o que é uma Cadec e seus objetivos, além de pilares da iniciativa, entre outros aspectos. A analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Fernanda Lopes de Oliveira, falou sobre a implementação do projeto no estado.

“É um programa que vem para dar suporte na formação de lideranças e na melhoria da dinâmica das Cadecs, deixando o produtor com uma força maior junto aos industriais nos debates do dia a dia da integração”, disse ele.

Outro assunto da reunião foi o Plano de Ação da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA para 2022. Rafael Lima destacou as principais metas previstas, tais como: ampliação do projeto Cadec Brasil, políticas públicas para os produtores independentes de suínos e elaboração de protocolos privados de adesão voluntária.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação