Logo CNA

CNA discute ações para a cacauicultura em 2023
Cacau camara setorial mapa

Entidade participou da reunião da Câmara Setorial de Cacau do Mapa na terça (6)

6 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (06/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (6), da reunião da Câmara Setorial de Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O encontro reuniu representantes da cadeia produtiva entre instituições de pesquisa, associações de produtores, indústria e governo, onde foi apresentado o Plano Estratégico Inova Cacau 2030, realizado em conjunto pelas instituições setoriais e construído com base nos principais desafios enfrentados pelo setor produtivo.

"A cacauicultura tem papel fundamental na história do Brasil. O setor passou por momentos delicados, mas estamos vivenciando um período de estruturação e fortalecimento, por isso é importante manter o setor unido e buscar a inovação da cadeia", afirmou Letícia Fonseca, assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA.

Durante a reunião, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apresentou as linhas de pesquisa que estão em andamento, como o projeto de seleção e desenvolvimento de materiais com resistência à vassoura de bruxa, uma das principais doenças que afetam a cultura.

O Mapa abordou o cenário atual das ações de controle da moniliase, doença fúngica que tem como agente causal a espécie Moniliophthora roreri , e acomete o cacau, o cupuaçu e outras espécies do gênero.

O ministério e outros agentes têm trabalhado para a delimitação da área de ocorrência, hoje com focos identificados nos estados do Acre e Amazonas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação