Logo CNA

CNA destaca na Holanda compromisso do produtor brasileiro com adaptação as mudanças climáticas
Whats App Image 2019 07 10 at 07 52 18

Entidade apresentou ações de capacitação, assistência técnica e gerencial e produção sustentável

10 de julho 2019
Por CNA
Por Senar

Brasília (10/07/2019) – O coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias Filho, apresentou o trabalho da entidade e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltado à produção sustentável e destacou o compromisso brasileiro com a adaptação do produtor rural à mudança do clima durante o painel sobre capacitação no NAP Global Network em Roterdã, na Holanda.

O evento é direcionado ao debate da participação do setor privado na elaboração dos Planos Nacionais de Adaptação à Mudança do Clima.

"O Brasil é protagonista na transferência de conhecimento e tecnologia para o produtor rural brasileiro. Vários países não têm o conhecimento para levar isso na ponta, ao contrário de nós brasileiros que fizemos um grande investimento em pesquisa para o aumento da produtividade com tecnologias cada vez mais eficientes”, afirmou.

Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da CNA.

Segundo Nelson Filho, os demais países ficaram interessados no trabalho do Senar e na possibilidade de promover parcerias para ter acesso ao conhecimento da entidade em capacitação e assistência técnica principalmente para pequenos e médios produtores rurais.

“Eles reconheceram os investimentos e ações do Brasil e houve muito interesse no portfólio de produtos que o Senar desenvolve. Como temos tecnologia, expertise e investimos na agricultura de baixo carbono, nosso desafio é levar isso à ponta, juntar conhecimento e produção para aumentar a resiliência e a adaptação da agricultura brasileira sem horizonte ou fronteiras.”

O coordenador falou ainda sobre os projetos que o País desenvolve voltados à adaptação do produtor rural às mudanças climáticas como o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e o Zoneamento Agrícola de Risco Climática (Zarc), além da legislação brasileira que trata de meio ambiente como o Código Florestal e a Lei Nacional de Recursos Hídricos.

“Todas essas ações se completam e mostram que nós temos realmente uma atividade muito focada no desenvolvimento sustentável, com tecnologia e expertise para levar isso a outros países e mercados,” afirmou.

Além do tema capacitação, o seminário debateu os tipos de financiamentos para os planos de adaptação. De acordo com Nelson Filho, o Brasil já tem um plano multissetorial que envolve todo o setor produtivo e está com o planejamento à frente dos demais países.

A discussão sobre o tema segue na quinta-feira (11) com foco na implementação das metas de adaptação e como o Brasil se posiciona nessa implementação.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação