Logo CNA

CNA destaca importância da participação do agro no mercado de capitais
52732685015 a48c500f52 c

Acordo de cooperação entre IPA, CVM e IBDA visa estimular busca por mais fontes privadas de crédito

7 de março 2023
Por CNA

Brasília (07/03/2023) – O 1º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, participou, na terça (7), da cerimônia de assinatura de acordos de cooperação para promover maior participação do setor agropecuário no mercado de capitais.

Os acordos foram firmados entre o Instituto Pensar Agro (IPA), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.

A proposta é difundir informação e mostrar ao produtor mais alternativas de financiamento da produção, como o Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) a partir de mais fontes de crédito privado, além de reduzir a dependência do crédito oficial.

“Precisamos fazer com que essa ferramenta se torne mais conhecida. Quem trata do Plano Safra, quem trata do crédito oficial sabe da dificuldade a cada ano de termos recursos do Tesouro Nacional para equalizar os juros. Então é necessário cada vez mais a participação da iniciativa privada. E a CNA coloca as Federações e os mais de dois mil sindicatos à disposição para levar essas ferramentas a todo o Brasil”, destacou Schreiner.

Para o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, o interesse inicial pelo Fiagro “mostra o tamanho que ele será”, com R$ 18 milhões já contratados em crédito, e 145 mil investidores, o que será um grande avanço para o mercado de capitais e para financiar o agro brasileiro.

Imagem

O Fiagro foi instituído pela Lei 14.130/2021 com o objetivo de ampliar o portfólio de instrumentos de captação de recursos privados para o agronegócio. Autor da proposta, o deputado Arnaldo Jardim, vice-presidente da FPA na Câmara, disse que o agro cria seu próprio caminho e mostra seus resultados de forma sustentável e pensando na inovação para se manter como referência no país.

Para o presidente do IPA, Nilson Leitão, é necessário que cada entidade que compõe o Instituto entenda a importância desta parceria e leve individualmente as informações necessárias ao seu setor para que o produtor entenda as fontes que ele terá no mercado de capitais em busca de novos financiamentos privados. Ele informou que haverá, inicialmente, seis encontros regionais para explicar a importância do mercado de capitais aos produtores, sendo o primeiro no dia 18 de abril, em Sinop (MT).

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, disse que neste ano haverá modernizações nos modelos de Fiagro e a criação de outros instrumentos. Ele explicou que hoje o setor ocupa apenas 5% do mercado de capitais, mas com esta iniciativa há um grande potencial para crescimento.

Veja as fotos do evento

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte