Logo CNA

CNA destaca importância da irrigação em evento da ANA
Mapeamento pivo central ana 1

Entidade participou do lançamento do Mapeamento Atualizado da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil na terça (7). Fotos: Ascom/ANA

7 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (07/11/2023) – A CNA destacou a importância da irrigação para o setor agropecuário durante o lançamento do Mapeamento Atualizado da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil, na terça (7), na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

“O pivô central é o sistema de irrigação mais utilizado no Brasil e essa atualização vai trazer grandes avanços para a gestão das áreas irrigadas no país”, afirmou Jordana Girardello, assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA.

O novo levantamento atualiza o mapeamento com dados referentes a 2022 e aprimora, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o cálculo de indicadores da dinâmica agrícola nas áreas irrigadas por pivôs centrais.

Imagem

Jordana reforçou que a irrigação é a principal tecnologia que vai contribuir para o aumento da produtividade e atenderá a demanda mundial por alimentos. "Esse aumento produtivo não se dará em expansão de área, mas com uso de tecnologias e a irrigação é o instrumento que permite essa verticalização da produção."

Segundo o documento, o Brasil superou os 30 mil pontos-pivôs em 2022, ocupando uma área equipada de 1,92 milhão de hectares. Em comparação com 2019, ano que foi considerado para a publicação do Atlas Irrigação 2021, houve um aumento de 370 mil hectares (+24%) e em relação a 2010 o incremento foi superior a 1 milhão de hectares (+225%).

A assessora da CNA destacou ainda o empenho da Agência em manter os dados atualizados.

Imagem

“Essa versão não traz apenas dados atualizados, mas também muitas informações. Podemos observar a dinâmica de cada região para trabalhar de forma mais concreta o desenvolvimento dessas regiões com os governos federal, estadual e municipal.”

Para Jordana, a irrigação leva desenvolvimento para as regiões e ajuda não apenas o grande, mas o pequeno e o médio produtor em todas as cadeias produtivas.

“Se tivermos grãos irrigados, estaremos melhorando a competitividade e a produção de proteína animal. Precisamos observar as cadeias com os ciclos completos pois a irrigação está presente em todas as cadeias do agronegócio.”

A ANA disponibiliza o Mapeamento atualizado para consultas no site da Agência. Clique aqui para acessar.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação