CNA destaca avanços da equideocultura durante Agrinordeste

Participação aconteceu no domingo (7), no Recife (PE)

Por CNA 9 de setembro 2025
Compartilhe:
Site CNA 7

Brasília (09/09/2025) – A assessora técnica da Comissão Nacional de Equideocultura da CNA, Kalinka Koza, fez uma palestra, no domingo (7), sobre as ações realizadas pela entidade voltadas para o desenvolvimento da equideocultura, durante a 32ª edição da Agrinordeste, no Recife (PE).

Kalinka falou sobre as ações nacionais e os avanços da equideocultura em Pernambuco. Um dos principais pontos foi a iniciativa do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, em parceria com o deputado estadual Wanderson Florêncio, para a criação do Passaporte Equestre em Pernambuco.

O projeto de lei tem como objetivo facilitar e desburocratizar o trânsito de equídeos, reunindo, em um aplicativo digital, a identificação individual dos animais e todas as informações sanitárias, como exames e vacinas, além de permitir ao produtor comunicar deslocamentos a qualquer momento, de forma simples e segura.

Outro tema de destaque foi a regulamentação da lei do material genético, uma pauta defendida pela CNA para ampliar as condições de comercialização pelos produtores rurais. O modelo defendido permitirá que médicos-veterinários realizem o processamento diretamente nas propriedades, pois já existe tecnologias e equipamentos especializados que garantem os padrões de qualidade dos produtos.

Também foram abordados assuntos estratégicos para a equideocultura, como a atualização do estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, bem-estar animal e oportunidades de exportação.

Para Kalinka, a participação da CNA reforçou a importância da equideocultura para a agropecuária brasileira e o papel das federações estaduais na construção de políticas públicas que promovam um setor cada vez mais sustentável, moderno e competitivo.

Áreas de atuação relacionadas