Logo CNA

CNA debate resiliência dos sistemas alimentares no Fórum do Agronegócio
Forum Agronegocio 2023 308

Evento foi realizado na segunda (18), em Londrina (PR)

19 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (19/09/2023) – O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na segunda (18), do Fórum do Agronegócio 2023, que aconteceu em Londrina (PR).

O evento, realizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), reuniu representantes dos governos federal e estadual, setor produtivo, parlamentares e especialistas brasileiros e internacionais para debater o protagonismo mundial do Brasil sobre o tema “Produzir e Conservar”.

Lucchi participou da mesa-redonda ““Resiliência dos sistemas alimentares: fortalecer do local para o global”, em que abordou a atuação do Sistema CNA na defesa dos produtores rurais e os pontos mais importantes para manter a competitividade do setor.

O diretor destacou o compromisso do país com a sustentabilidade, afirmando que o Brasil já é referência na produção sustentável de alimentos e energia. “Quando formos lá fora, temos de mostrar o que temos de melhor para o mundo, porque temos uma produção sustentável que alinha produção e preservação”.

Lucchi acrescentou que o país, para se manter no atual patamar de sustentabilidade, deve seguir na vanguarda da pesquisa, ter assistência técnica para mais produtores e dar incentivos de crédito para a incorporação de tecnologias.

Segundo ele, a discussão sobre tecnologias na produção tem ganhado cada vez mais força, sobretudo em um momento que o mundo vive um desafio de adaptação às mudanças climáticas.

Neste contexto, ressaltou, o Brasil é exemplo para o resto do mundo. Ao contrário de países europeus, que quiseram adotar mudanças abruptas na questão energética, mas, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, tiveram de intensificar o uso de carvão para produção de energia, sem base científica.

Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, durante sua participação Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, durante sua participação

“Temos de trabalhar com a ciência, principalmente no processo de adaptação às variações do clima. Então toda discussão tem que ser norteada pela ciência, sem ideologia e sem questões que não agregam na construção de um futuro que garanta a segurança alimentar e energética para quase 10 bilhões de habitantes, porque é essa população que nós vamos ter 2050”

Lucchi também reforçou a importância do agro para a sociedade e a importância do setor para garantir a segurança alimentar no mundo, além de abastecer a população brasileira e contribuir para o desenvolvimento do interior do país.

“Se temos um agro forte, o Brasil ganha e a sociedade deve se apropriar desses ganhos e ter orgulho de ter um setor forte”, frisou.

A abertura teve a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, do governador do Paraná, Ratinho Júnior, dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), do senador Sergio Moro, e do presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre.

Um dos pontos altos do encontro foi a Conferência Magna “O Brasil e sua liderança mundial: perspectivas e desafios”, proferida pelo cientista paquistanês Rattan Lal, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 e do Prêmio Mundial da Alimentação 2020.

Lal ganhou reconhecimento mundial por trabalhos voltados para a agricultura regenerativa e sustentável e para a conservação do solo como fator-chave para questões globais como a adaptação às mudanças climáticas e a segurança alimentar a partir do uso correto e da valorização e conservação do solo.

O Fórum também debateu outros temas como “Alimentos, fibras e energias renováveis: a integração das cadeias produtivas, a demanda por investimentos e as práticas sustentáveis” e “Futuro alimentar sustentável: o Brasil e a produção de alimentos frente ao mundo”.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Fernanda Bressan
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte