Logo CNA

CNA debate produção de etanol de milho
IMG 9755

Tema foi discutido em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado

27 de novembro 2018
Por CNA

Brasília (27/11/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta terça (27) de audiência pública no Senado para discutir a produção de etanol de milho na região Centro-Oeste do país.

O debate foi realizado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e reuniu representantes do governo e do setor produtivo. O assessor técnico da CNA, Rogério Avellar, apresentou um panorama da produção do grão no país e do potencial do milho como alternativa complementar a cana-de-açúcar para a produção de etanol.

“O Brasil produziu na safra passada 81 milhões de toneladas de milho, das quais 54 milhões na safrinha. O Centro-Oeste é responsável por mais de 70% da produção na segunda safra. Temos um volume grande para trabalhar como matéria-prima para a produção de etanol, com possibilidade de expansão de oferta sem abrir novas áreas”.

Ele citou o benefício para outras cadeias produtivas como a florestal, com o uso do cavaco de madeira produzido a partir do eucalipto como suprimento de energia para as usinas de etanol de milho. As cadeias de proteína animal também poderão utilizar o DDG, ração proteica de alta qualidade resultante do processo para suplementação.

“Hoje temos condições de ter uma complementaridade, sem haver competição, além de uma diversificação de mercado e agregação de valor”.

Avellar falou, ainda, sobre a importância do Renovabio, mas ressaltou que é preciso que o produtor rural participe da remuneração gerada pela emissão dos Certificados de Descarbonização (CBios) emitidos pelas usinas de etanol.

“Os produtores ficarão mais incentivados a investir mais na sua atividade, contribuindo para uma produção mais sustentável e uma matriz energética nacional mais limpa e renovável”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas