Logo CNA

CNA debate política ambiental no Senado
41585251154 9c8f842977 c 211001 214559

Confederação participou de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente

1 de outubro 2021
Por CNA

Brasília (01/10/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (1º), de debate sobre a política climática do governo, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

A discussão focou na prevenção e controle de desmatamentos e queimadas nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, reforçou que a entidade é contrária ao desmatamento ilegal e afirmou que os produtores rurais brasileiros trabalham em consonância com a legislação e com as boas práticas agropecuárias para assegurar sanidade e qualidade aos produtos.

Ele explicou que o desenvolvimento da produção de alimentos no Brasil é caracterizado pela visão empreendedora do produtor aliada à ciência, tecnologia e assistência técnica e não ao desmatamento.

“O incremento de tecnologias proporcionou o crescimento verticalizado e sustentável da produção, com uma das legislações ambientais mais completas e rigorosas do mundo. Essa posição tornou o País um grande destaque na segurança alimentar mundial”.

Ele mostrou que, com a ampla adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), os órgãos públicos terão ampla transparência e monitoramento sobre as áreas dos produtores rurais, trazendo segurança para todos que agem na legalidade e permitindo que os produtores possam produzir e comercializar sua produção sem pressões.

Muni Lourenço também reforçou a necessidade de acelerar a aprovação da regularização fundiária no Congresso Nacional, além de criar políticas de manejo do fogo e implementar o pagamento por serviços ambientais para que os produtores que conservam dentro da sua propriedade possam ser recompensados por isso.

Ele colocou a CNA à disposição e disse que a confederação reitera o compromisso com a legislação, o uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável do País para garantir qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social da população às futuras gerações.

A audiência pública recebeu representantes da Embrapa Pecuária Sudeste, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo e do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação