Logo CNA

CNA debate plantio de trigo transgênico na Câmara Setorial das Culturas de Inverno
Trigo EDIT

Reunião foi realizada na terça (18) no Ministério da Agricultura

19 de abril 2023
Por CNA

Brasília (19/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na terça (18), as oportunidades para o plantio de trigo transgênico (HB4) no país na Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura.

Segundo o presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Paulo Barroso, o trigo transgênico HB4 é a primeira tecnologia do cereal com tolerância a seca e salinidade. Ele explicou que a nova proteína (HB4) no trigo é oriunda do girassol, de onde o histórico de consumo é antigo e seguro.

Para o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, a nova tecnologia servirá de insumo para expandir a produção de trigo no Brasil, caso sejam comprovadas a produtividade e a competitividade em relação às variedades existentes.

Imagem

O presidente da Câmara, Hamilton Jardim, comentou sobre as dificuldades quanto ao seguro agrícola para a cultura e as quebras de safra há pelo menos dois anos, mesmo com as lavouras semeadas dentro da janela ideal.

Outro agravante à situação atual são os baixos preços do trigo, que comprometem a margem dos produtores diante da alta dos custos de arrendamento, além de menor cobertura do seguro rural.

O colegiado prepara documento com subsídios para pleitear alterações e sugestões junto à Coordenação-Geral de Seguro Rural do Ministério da Agricultura.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte