Logo CNA

CNA debate perspectivas para o acordo Mercosul-União Europeia
AMCHAM SUEME

Tema foi tratado em evento da Câmara Americana de Comércio para o Brasil e a Women Inside Trade, em São Paulo

23 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (23/10/2023) – Na última quinta (19), a diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou do evento “Progresso, Desafios e Oportunidades para o Comércio Exterior Brasileiro”, realizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) e a Women Inside Trade (WIT), em São Paulo.

Sueme palestrou no painel sobre Política Comercial Brasileira: Perspectivas para o Acordo Mercosul-União Europeia, que teve moderação do sócio do MPA Trade Law, Rodrigo Pupo, e participação da gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri, e da coordenadora-geral de Temas Multilaterais da Secex/MDIC, Daniela Matos.

Em sua fala, a diretora da CNA debateu a expectativa do setor em relação ao acordo Mercosul-União Europeia. Ela destacou a importância do mercado europeu para o agro brasileiro. “É o segundo principal destino das exportações agropecuárias brasileiras. Só no passado, foram exportados US$ 25,5 bilhões”, disse.

Foto: Eduardo Tarran Foto: Eduardo Tarran

Sueme também falou sobre a preocupação do Brasil em relação ao Green Deal (Pacto Verde) e a legislação Antidesmatamento e como vão impactar o acordo. “Em um acordo comercial se negocia a abertura bilateral e essas legislações da União Europeia que estão vindo dentro de um pacote podem impactar o acesso a mercado, mas só de um lado”.

Para Mori, o cenário de concretização do acordo não é simples e todo o debate da agenda ambiental europeia pode dificultar o acesso dos produtos do agro brasileiro e de outros países ao mercado europeu.

O evento também discutiu as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos e a expansão do acordo de Comércio e Cooperação Econômica, a participação das mulheres no comércio exterior e no setor público e a visão do setor privado sobre políticas institucionais para mulheres.

Assessoria de Comunicação CNA
Crédito fotos: Eduardo Tarran
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação