Logo CNA

CNA debate na FPA fim da tarifa zero para muçarela de fora do Mercosul
Leite

Tema foi tratado em reunião na terça

11 de maio 2022
Por CNA

Brasília (11/05/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu o apoio de deputados e senadores ligados ao agro para que atuem junto ao governo federal no sentido de revogar a isenção tarifária para importação do queijo muçarela de fora do Mercosul.

O tema foi discutido ontem durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A medida foi adotada em março pelo Ministério da Economia, por meio da Resolução nº 317/2022, do Comitê Executivo de Gestão (Gecex), órgão vinculado à Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Com a decisão, o governo reduziu a zero a alíquota para o produto vindo de fora do Mercosul e tem preocupado o setor leiteiro brasileiro. No entanto, a CNA defende a volta da alíquota de 28% da Tarifa Externa Comum (TEC) para o queijo.

Neste contexto, o assessor técnico da Comissão de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, mostrou aos parlamentares os impactos da retirada da alíquota de 28% da Tarifa Externa Comum (TEC), o que prejudicaria o segmento nacional diante da entrada do produto estrangeiro no país.

“É uma ameaça ao setor leiteiro diante da crise vivida do momento. O produtor enfrenta custos elevados e a demanda está estagnada. Sem falar na concorrência injusta, inoportuna e desleal que nossos produtores teriam com países de fora do Mercosul que aplicam subsídios pesados”, explicou.

A CNA tem atuado em conjunto com os setores industrial e cooperativista, por meio da Câmara Setorial de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, somando esforços para reverter a decisão. Em março, foram enviados ofícios aos Ministérios da Agricultura e da Economia, alertando para o agravamento da crise vivida pelo setor lácteo com esta medida e, desde então, também tem apresentado argumentos para propor o fim da isenção junto ao Poder Executivo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
https://flickr.com/photos/canaldoprodutor
https://twitter.com/SistemaCNA
https://facebook.com/SistemaCNA
https://instagram.com/SistemaCNA
https://facebook.com/SENARBrasil
https://youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas