Logo CNA

CNA debate medidas de apoio aos pecuaristas de corte
53205713373 29fa2c15e7 c

Entidade participou de reunião da Câmara Setorial na terça (14)

16 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (16/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na terça (14), o cenário atual do mercado de carne bovina e os impactos na renda e no custo dos produtores durante reunião da Câmara Setorial do setor do Ministério da Agricultura.

Na ocasião, o assessor técnico da CNA Rafael Ribeiro apresentou a queda de preços do boi gordo em São Paulo. Segundo os dados, a fase de baixa de preços nos últimos meses é resultado da maior oferta de animais, demanda interna fraca e queda nas exportações.

“O total de bovinos abatidos no primeiro semestre de 2023 aumentou 9% frente ao mesmo período de 2022. A maior disponibilidade de carne, somada ao recuo do consumo interno, tem pressionado para baixo as cotações do boi gordo”, disse.

Rafael informou que o mercado do boi tem sido pressionado desde 2022. “O cenário impactou negativamente a capacidade de investimentos na atividade por parte dos produtores, bem como em arcar com os compromissos junto às instituições financeiras. O pecuarista está descapitalizado”.

Durante a reunião, o assessor técnico defendeu a necessidade de suporte aos produtores nesse momento de baixa do mercado, considerando as expectativas de uma retomada da fase de alta nos preços do boi gordo somente em 2025.

Diante do cenário atual, a CNA solicitou ao Ministério da Agricultura a criação de linha emergencial de capital de giro, o aumento do prazo de reembolso da contratação de crédito de custeio pecuário com recursos obrigatórios e a renegociação de dívidas de operações de crédito contratadas entre 01/01/2021 e 01/09/2023.

Outro assunto debatido no encontro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina foi a indicação de André Bartocci, feita pela CNA, para recondução à presidência da Câmara. Os membros apoiaram a decisão, que aguarda aprovação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação